Histórias sobre responsabilidade para crianças

Escrito por jensen johansson | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Histórias sobre responsabilidade para crianças
Histórias infantis são um bom modo para ensinar valores morais (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ensinar valores para crianças não é tarefa fácil. As histórias infantis podem ser muito úteis, se souber como escolhê-las e adaptá-las de acordo com a idade da criança. De fábulas e contos de fada a psicologia moderna, elas intrigam a imaginação e ensinam valores e o comportamento responsável. Os clássicos imortais nunca falham em transmitir a mensagem desejada.

Outras pessoas estão lendo

"O Pequeno Príncipe"

Um dos mais populares romances infantis, "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, possui um enredo deslumbrante que prenderá a atenção da criança e ensinará valores da vida, incluindo a responsabilidade. O pequeno príncipe encontra o narrador após colidir no deserto do Saara. Os capítulos incluem muitos desenhos e diversos personagens secundários, cujos diálogos oferecem sabedoria para crianças e igualmente para pais. Um exemplo que ilustra a lição de responsabilidade vem através de uma resposta de uma raposa que o príncipe encontra quando está deixando o deserto. "Os homens se esqueceram da verdade", diz a raposa. "Mas você não deve esquecê-la. Você se torna responsável por aquilo que cativa".

Histórias sobre responsabilidade para crianças
Em "O Pequeno Príncipe", crianças e pais aprenderão valiosas lições de vida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

"O Príncipe Feliz"

Como Saint-Exupéry, Oscar Wilde também é conhecido pela profunda sabedoria. Entretanto, diferente de Exupéry, Wilde traz muita ironia e sarcasmo, o que enfatiza a finalidade das histórias. "O Príncipe Feliz" fala sobre uma andorinha e uma estátua do príncipe. Juntos, trazem felicidade aos cidadãos pobres. No final, isso custa ao príncipe sua beleza e posição e à andorinha, sua vida. Triste e envolvente, essa história ensina às crianças os maiores valores na vida: o amor, a caridade e a responsabilidade. Depois que o príncipe perde a visão, o pequeno pássaro se recusa e deixá-lo: "Então a Andorinha voltou para o Príncipe. 'Você está cego agora', ela disse, 'então eu ficarei com você para sempre'. 'Não, pequena Andorinha', disse ele, 'você deve voltar ao Egito'. 'Eu ficarei com você para sempre', disse a Andorinha, e ela dormiu aos pés do Príncipe".

Histórias sobre responsabilidade para crianças
Na história "O Príncipe Feliz", uma andorinha dá uma incrível lição de caridade (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

"A Pequena Vendedora de Fósforos"

O romance de Hans Christian Andersen "A Pequena Vendera de Fósforos" é uma história triste de uma garota pobre vendendo fósforos em uma véspera de Ano Novo. Congelando, mas receosa de voltar para casa, a garota acende os fósforos para afastar o frio, tendo a visão da avó falecida, a única pessoa que a amou em vida. No final, a avó a leva para o céu. Uma lição impactante sobre a responsabilidade, ou melhor, a irresponsabilidade é cruelmente destacada nas palavras de Andersen, ao explicar porque a menina tinha medo de voltar para casa: "Ela estava ficando cada vez mais fria, mas não ousava voltar para casa, porque se ela não tivesse vendido os fósforos, nem ganhado um único centavo, o pai certamente daria uma surra nela".

Histórias sobre responsabilidade para crianças
Apesar do frio cortante, a menina continuava tentando vender os fósforos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

"O rato, o Pássaro e a Salsicha"

Um dos muitos contos dos Grimm, "O Rato, o Pássaro e a Salsicha" mostra a responsabilidade em compartilhar atividades. O conto descreve uma parceria entre um rato, um pássaro e uma salsicha. Eles moram juntos e cada um desempenha a própria tarefa: o pássaro busca madeira na floresta, o rato carrega água, faz o fogo e arruma a mesa e a salsicha cozinha. Depois de um tempo, os personagens trocam suas funções, uma vez que "quando as pessoas estão bem demais, elas começam a desejar algo novo". Isso acaba em um desastre, uma vez que a salsicha não pode carregar madeira, o rato não sabe cozinhar e o pássaro não consegue buscar água. O conto acaba com todos os personagens mortos.

Histórias sobre responsabilidade para crianças
Na vida real, as pessoas têm diferentes funções (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível