Como os homens judeus enrolam o tefillin para as preces

Escrito por stephanie mitchell | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os homens judeus enrolam o tefillin para as preces
Os judeus recebem a ordem de enrolar o tefillin em Deuteronômio 6:8 (David Silverman/Getty Images News/Getty Images)

Os homens judeus tradicionais oram todos os dias da semana. Todas as manhãs, exceto as de sábado, eles rezam usando caixas especiais que contêm passagens do Torá em seus braços e cabeça. Em português, essas caixas chamam-se filactérios; em hebraico, são chamadas de tefillin. O processo de vesti-las é muito preciso e é conhecido como enrolar ou colocar o tefillin. Enrolar o tefillin sete vezes em volta do braço tem um significado místico e a forma construída pela correia na mão do usuário se parece com a letra hebraica "dalet", a segunda letra em um dos nomes de Deus.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Retire relógio e anéis e enrole a manga do seu braço não dominante até acima do bíceps. Fique de pé e remova o tefillin para mão (o shel yad) da caixa. Alargue o laço da correia, mantenha o seu braço desnudado na posição e desenrole a caixa até o ombro, com a correia virada para o ombro e a caixa virada para cima.

  2. 2

    Recite a primeira bênção: "Baruch ata Adonai, elohanynu melech ha'olam, asher kidshanu bemitzvotav vetzivanu lehani'ach tefillin", que significa: "Bendito sejais, Senhor nosso Deus, rei do universo, que nos fizestes sagrados com os Vossos mandamentos e nos instruístes a usar tefillin".

  3. 3

    Aperte o laço até que a caixa fique presa. Enrole a correia uma vez em volta do bíceps, depois em volta do antebraço sete vezes. Enrosque o restante da correia em volta da palma da mão por comodidade.

  4. 4

    Desenrole as correias do tefillin para cabeça (o shel rosh), e coloque-o na testa, logo acima da linha do cabelo e entre os olhos. Ajuste o nó para que fique atrás da cabeça, centralizado acima do pescoço, e deixe as correias caírem sobre os ombros.

  5. 5

    Recite a segunda bênção: "Baruch ata Adonai, elohanynu melech ha'olam, asher kidshanu bemitzvotav vetzivanu al mitzvat tefillin", que significa: "Abençoado sejais Vós, Senhor nosso Deus, rei do universo, que nos fizestes sagrados com os mandamentos e nos instruístes sobre o mandamento do tefillin".

  6. 6

    Aperte o laço em volta da cabeça puxando os dois lados da correia. Recite a declaração: "Baruch shem k'vod malchutoh le'olam va'ed", que significa: "Abençoado seja o Seu nome que reina para todo o sempre".

  7. 7

    Desenrole a correia do shel yad da palma da mão. Faça-a cruzar as costas da mão e entre o polegar e o indicador, para que cruze a palma. Enrole-a uma vez em volta da metade de cima do dedo médio, depois duas vezes em volta da metade de baixo do dedo médio.

  8. 8

    Recite a terceira bênção enquanto enrola-a no dedo: "Ve'ayrastich lee l'olam ve'ayrastich lee betzedek u'mishpat u'vcesed u'vrachamin ve'ayrastich lee be'emunah veyada'at et Adonai", que significa: " Comprometer-Vos-ei comigo para sempre. Comprometer-Vos-ei comigo pela retidão, justiça, bondade e compaixão. Comprometer-Vos-ei comigo fielmente e vós sabereis, Deus".

  9. 9

    Enrole a correia uma vez em volta do dedo anular, depois dê um laço com o restante do comprimento em volta da palma até que sobrem 6 ou 9 cm. Amarre essa última parte da correia em volta do laço, atravessando a palma para firmar o tefillin.

Dicas & Advertências

  • Os judeus Asquenazi enrolam no sentido horário e os Sefárdicos enrolam no sentido anti-horário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível