Em que homens e mulheres são diferentes como psicólogos

Escrito por john mack | Traduzido por ronaldo pruss
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Em que homens e mulheres são diferentes como psicólogos
Psicólogos homens e mulhers devem oferecer um posicionamento confortável ao paciente (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Enquanto homens e mulheres são igualmente capazes de ser bons conselheiros, isto não quer dizer que ambos tenham necessariamente o mesmo estilo e características na hora de aconselhar. Entender como eles diferem como psicólogos é importante porque pode ajudar você a tomar uma decisão mais consciente ao escolher um especialista. Pelo fato da personalidade dos pacientes ser diferente, saber quais traços de personalidade são mais característicos em homens e mulheres pode ajudá-lo a escolher um profissional que melhor combina com você bem como melhorar a experiência de uma terapia.

Outras pessoas estão lendo

Licença maternidade

Embora potencialmente todo profissional sempre tenha tempo para seus pacientes, uma psicóloga mulher pode entrar em licença maternidade, ao contrário do psicólogo homem. Não queremos dizer que uma psicóloga em licença maternidade abandonará seus pacientes para sempre, mas ela pode não ser capaz de voltar a tratar pacientes que precisam de atendimento diário, por exemplo. Naturalmente ela pode indicar colegas, mas alguns pacientes não respondem bem a uma mudança de profissional. Assim, considerando a possibilidade da licença maternidade, um psicólogo homem poderia ser uma escolha mais segura do que uma psicóloga mulher que pretende ter filhos num futuro próximo.

Em que homens e mulheres são diferentes como psicólogos
Na licença maternidade uma profissional se afasta por um longo período (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Percepção de sucesso

De acordo com um estudo de 2008 do Dr. Leslie Archer, pesquisador do papel dos gêneros, profissionais homens e mulheres, incluindo psicólogos, têm percepções distintas de sucesso. Ao contrário das mulheres, homens tendem a valorizar mais recompensas externas e notoriedade, especialmente vindas de colegas. Mulheres, por outro lado, relacionam o sucesso com a satisfação do paciente. Isto pode ter impacto nos seus papéis como psicólogos porque homens podem ficar mais focados na aparência do sucesso profissional do que em assegurar que seus pacientes estejam recebendo a melhor terapia possível. Este fenômeno pode ainda fazer as mulheres ficarem indiferentes ao recebimento de privilégios, status ou posse em cargos administrativos.

Em que homens e mulheres são diferentes como psicólogos
Homens versus mulheres: percepções e traços de personalidade diferentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ênfase no valor

Homens e mulheres psicólogos diferenciam-se ainda em termos de quais valores eles enfatizam. De acordo com um estudo de 1996 (Di Doi - pesquisa do papel do gênero) os homens tendem a considerar valores como liberdade, reconhecimento e realizações, enquanto as mulheres tendem a enfatizar valores como amizade, família e igualdade. Embora nem sempre verdade, pode ser proveitoso afinar sua pesquisa por um especialista combinando estas pre-disposições. Se você está tendo dificuldades em progredir no trabalho, por exemplo, você pode pensar em procurar um psicólogo masculino. Se o seu problema é familiar, uma psicóloga mulher pode ser a melhor escolha.

Em que homens e mulheres são diferentes como psicólogos
Os homens, via de regra, valorizam a liberdade, o trabalho e o sucesso (Comstock/Comstock/Getty Images)

Filhos

Considerando que as mulheres têm instinto maternal natural, psicólogas femininas podem oferecer vantagens quando o assunto for filhos. As mulheres têm habilidades inatas para entender como uma criança se sente depois de passados milhares de anos de condicionamento e evolução, sabendo, então, como reagir frente às crianças. Por isso, psicólogas mulheres em geral têm competências e habilidades intangíveis que as capacita a se relacionarem melhor com crianças do que os homens. Elas podem usar uma abordagem mais pessoal ao avaliar e aconselhar crianças.

Em que homens e mulheres são diferentes como psicólogos
Aconselhamento é parecido com maternidade para as mulheres (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível