×
Loading ...

Por que os homens devem tirar o chapéu quando estão à mesa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Durante muitos anos, tirar o chapéu antes de se sentar à mesa tem sido um costume dos homens. Até hoje, essa é uma prática comum em muitas culturas. Em alguns restaurantes elegantes, podem pedir que você saia do local caso se recuse a tirar o chapéu quando estiver à mesa. Apesar de alguns jovens dos dias de hoje se recusarem a demonstrar etiqueta adequadamente, a maioria dos homens sabe instintivamente que deve retirar o chapéu antes de se sentar para comer em qualquer tipo de ambiente formal.

Tirar o chapéu faz parte das regras de etiqueta à mesa (cowboy hat image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Demonstração de respeito

A prática de tirar o chapéu quando se está à mesa é uma demonstração de respeito, seja pela pessoa que cozinhou a refeição ou pelo dono da casa. Os pais começam bem cedo a ensinar às crianças a tirar os chapéus. Com o aumento da popularidade dos bonés nos últimos anos, mais crianças estão aprendendo a retirá-los quando estiverem à mesa.

Loading...

Chapéus sujos

No final do século XIX e início do século XX, as cidades eram poluídas pelas indústrias que queimavam carvão para gerar energia. Os homens usavam chapéus para evitar que os restos da queima de carvão sujassem os cabelos e o rosto. Quando sentavam-se à mesa, eles tiravam os chapéus para não derramar sujeira ou fuligem sobre a mesa ou o alimento.

Sinal de paz

Na cultura do velho oeste estadunidense, quando um homem tirava o chapéu à mesa, ele demonstrava que não tinha desavenças com ninguém e que veio em paz. A remoção do chapéu para mostrar o rosto envolvia uma demonstração de respeito pelas pessoas ao redor e de intenções pacíficas. Naqueles tempos difíceis e duros, esse gesto quase nunca passava despercebido e ajudava a ganhar o respeito das outras pessoas.

A presença de uma dama

Alguns homens são ensinados a tirar o chapéu quando estão à mesa, mas apenas na presença de uma mulher. Essa atitude demonstra que eles são cavalheiros e querem ser considerados como tal. Além disso, é um gesto que mostra à mulher que você realmente se preocupa com a opinião dela a seu respeito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...