on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um sofá de paletes

Traga um ar rústico ao seu quintal ou jardim com um sofá feito de paletes. Vamos ensinar um jeito fácil e barato de montar um móvel que pode ser personalizado para encaixar em qualquer espaço e atender qualquer necessidade. Siga o passo a passo a seguir para fazer um sofá de palete em forma de L sem costuras nas almofadas. Depois, é só curtir os dias quentes e preguiçosos de verão!

Loading...

Dicas

Encontramos estofados em liquidação e o cobrimos com tecido. Em seguida, aplicamos aplicamos o spray impermeabilizante (desnecessário se você usar tecido impermeável). Esse é um jeito fácil e econômico de personalizar estofados para espaços externos. O tecido também pode ser facilmente removido para lavar quando necessário. Usamos no total quatro estofados de 50 x 110 cm para fazer assentos para duas pessoas, empilhando dois juntos para compor um assento para cada seção do sofá.

Cubra os estofados

Corte o tecido em dois pedaços, cada um com 130 x 150 cm. Empilhe dois estofados de 50 x 110 cm. Coloque-os em cima de um pedaço de tecido e dobre os lados e alfinete. Dobre as pontas curtas do tecido sobre o meio da ponta do estofado e alfinete. Em seguida, dobre a parte de baixo para cima sobre a ponta do estofado e alfinete (como se estivesse embrulhando um presente). Repita com os demais estofados e tecidos. Anote as medidas (comprimento e largura) dos estofados e use-as para cortar os paletes para a base do sofá.

Corte os paletes

Usando as medidas dos estofados, meça e marque onde você vai precisar cortas os paletes. Os paletes que usamos tínham 110 x 120 cm, e o sofá tinha duas camadas de paletes com a parte maior da forma de L feita com paletes inteiros e a parte menor, com um pedaço de palete.

Use uma serra circular para cortar a base dos paletes. As pernas do L do sofá que fizemos ficaram 50 cm de altura. Corte um segundo palete com as mesmas medidas que a peça anterior, pois elas serão empilhadas. Em seguida, corte outro palete em dois pedaços de 40 x 50 cm. Eles serão usados para alongar um dos lados da base do sofá.

Corte as travas de 5 x 10 cm

Corte a madeira de 5 x 10 em seções de 25 cm usando a serra circular. Esses pedaços vão ser usados para fixar as extensões do palete em um dos lados do sofá.

Junte os paletes

Junte os dois pedaços de 40 x 50 cm ao de 120 cm usando as travas de 5 x 10 x 25 cm aparafusadas dentro dos pedaços da base. Insira uma das madeiras de 5 x 10 cm dentro da estrutura em L feita de paletes e aparafuse. Metade da peça deve ficar para fora. Insira uma seção do palete sobre o pedaço de madeira de 5 x 10 cm e fixe o palete à trava usando parafusos. Assim, você vai ter uma estrutura de 110 x 160 cm.

Repita o processo na camada de cima, primeiro empilhando o palete em forma de L sobre o de baixo e fixando uma extensão no lado mais longo usando uma trava de 5 x 10 cm. Usando parafusos, fixe as partes de cima e de baixo do sofá.

Corte e fixe o encosto do sofá

Corte o palete para o encosto do sofá. Um pedaço vai medir 50 x 160 cm e o outro, 50 x 60 cm. Fixe as peças no sofá usando parafusos.

Use as sobras de madeira dos paletes para fixar as emendas entre as peças do encosto. Neste projeto, usamos três pedaços de madeira medidando 9 x 15 cm.

Lixe os paletes

Use uma lixadeira orbital para lixar o sofá conforme necessário. Assegure-se de remover as farpas e de suavizar a madeira onde as pernas ou pés descobertos possam se esfregar contra a estrutura.

Arrume os estofados sobre o sofá

Organize os estofados sobre o sofá. Em seguida, aplique o spray impermeabilizante, se necessário, conforme as instruções na lata.

Loading...
Loading ...
Loading ...