×
Loading ...

O HPV pode ser transmitido através do leite materno?

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível comum causada pelo contato direto com pessoas infectadas. Diferentes tipos de HPV podem causar verrugas genitais ou câncer de colo de útero ou infectar a boca e a garganta. De acordo com um estudo de 2008, é possível que o HPV seja transmitido através do leite materno.

O HPV pode ser transmitido através da amamentação (Image by Flickr.com, courtesy of Tim & Selena Middleton)

Estudo de 2008

Em um estudo de 2008 relatado no The Pediatric Infectious Disease Journal, pesquisadores da Finlândia obtiveram 223 amostras de leite materno de mulheres que tinham dado à luz três dias antes. Eles descobriram que dez das amostras (4,5%) deram positivo para DNA HPV de alto risco.

Loading...

HPV-16

Nove dessas dez amostras testaram positivo para HPV-16, que tem sido associado ao câncer de colo de útero.

Correlações

Os pesquisadores também testaram raspas de colos de úteros e bocas das mães, assim como das bocas de 87 dos pais. Os pesquisadores não encontraram nenhuma correlação entre os resultados do HPV de colo de útero ou oral das mães e seu leite materno, mas encontraram que o leite materno testou positivo para HPV-16 com mais frequência quando o pai do bebê testou positivo para HPV oral.

Possíveis explicações

Os pesquisadores sugeriram que é possível que o leite materno tenha se tornado infectado pela boca do pai no mamilo da mãe ou pelas mãos da mãe.

Conclusão

Conforme relatado pela Reuters, os pesquisadores concluíram que é possível para uma criança ser infectada com HPV quando partículas virais estão presentes no leite materno de uma mãe.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...