Ibuprofeno e suas contra-indicações

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ibuprofeno e suas contra-indicações
Todo remédio deve ser ingerido sob prescrição médica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Por mais que esteja presente no nosso dia a dia, o remédio é um tipo de droga e só deve ser consumido sob prescrição médica. É preciso atenção com as contra-indicações do produto. Um remédio pode curar certos sintomas, mas também pode trazer problemas em outras áreas de nosso organismo. Esse é o caso do ibuprofeno, remédio popular utilizado como anti-inflamatório e analgésico para alívio imediato de dores de cabeça, dores musculares e até dor de dente. Usado corretamente ele não traz perigo a saúde, mas é preciso ficar atento às suas contra-indicações

Outras pessoas estão lendo

Acidez

O ibuprofeno é usado com frequência para o alívio de vários tipos de dores no corpo. Como se trata de um medicamento composto por ácido iso-butil-propanóico-fenólico, ele pode ser danoso para o estômago e sua mucosa. De acordo com a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), o ibuprofeno não deve ser usado por pacientes hipersensíveis ou com problemas gástricos. Nesses casos, seu uso acaba piorando o quadro de saúde da pessoa, já que sua acidez pode gerar problemas graves como sangramento gastrointestinal.

Ibuprofeno e suas contra-indicações
O ibuprofeno é utilizado para o alívio de diversas dores (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Náuseas e tonturas

Facilmente encontrado sob a forma genérica ou associado a remédios populares como Alivium, Advil, Artril, Doraplax ou Vantil, o ibuprofeno deve ser administrado com cautela. Além da queimação no estômago, outro efeito colateral do ibuprofeno é a geração de náuseas e tonturas. Esses sintomas podem ser seguidos por visão turva temporária, retenção de líquidos, zumbidos nos ouvidos e prisão de ventre em pacientes mais sensíveis. Quando consumido de forma prolongada, o medicamento pode causar complicações mais sérias, como a chamada úlcera péptica e mesmo insuficiência renal, associada à desidratação provocada pelo remédio.

Ibuprofeno e suas contra-indicações
As tonturas são um dos sintomas negativos que podem acompanhar o ibuprofeno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Úlceras gástricas

Ao ser associado com outros analgésicos e anti-inflamatórios, o ibuprofeno aumenta exponencialmente o risco de úlceras gástricas. A úlcera nada mais é do que uma ferida presente no interior do estômago, que é sentida especialmente depois das refeições. Ao aumentar a presença de ácidos no estômago, o medicamento acaba sendo prejudicial ao organismo humano. Além disso, ao ser combinado com outros remédios, o ibuprofeno diminui o efeito diurético e estimula a retenção de líquidos. O remédio não deve ser consumido por pacientes com hipertensão arterial, insuficiência renal, mulheres grávidas ou em estágio de aleitamento materno.

Ibuprofeno e suas contra-indicações
Úlceras gástricas podem surgir após a combinação do ibuprofeno com outros remédios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Distúrbios de coagulação sanguínea

O ibuprofeno é um dos remédios mais utilizados em todo mundo. Ele faz parte da família dos anti-inflamatórios não esteróides (AINE). Basicamente, eles trabalham para reduzir a inflamação do corpo humano, graças à característica de inibir a chamada enzima COX (ciclooxigenase), que estão associadas a processos fisiológicos de dor. Por isso, pacientes que apresentam um quadro de distúrbios de coagulação de sangue devem evitar o consumo de AINEs, especialmente o ibuprofeno. Se o corpo apresentar dificuldade de coagulação ou apresenta algum tipo de sangramento ativo, o iboprofeno atuará piorando o quadro clínico.

Ibuprofeno e suas contra-indicações
Problemas de coagulação sanguínea são agravados com o uso de anti-inflamatórios (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível