×
Loading ...

Qual é a idade certa para que seu filho comece a jogar futebol americano?

Atualizado em 10 maio, 2017

Praticar esportes na juventude pode ser uma das maiores experiências da vida de qualquer jovem. Muitos pais ficam mais do que felizes em ver seus filhos praticando esportes como beisebol, basquete, futebol, tênis ou golfe, mas alguns possuem receio sobre o futebol americano. No nível de ensino médio para cima, o futebol americano é um jogo associado a muitas lesões sérias e os pais pensam que seus filhos podem se machucar. Entretanto, um estudo pelo Instituto de Medicina Esportiva e Trauma Atlética revelou que a quantidade de lesões no futebol americano juvenil é algo em torno de 1/3 a 1/9 do nível de lesão dos jogadores de níveis mais alto.

Futebol americano juvenil exige que os jovens se comprometam a quatro treinos e um jogo toda semana (Football game image by Sirena Designs from Fotolia.com)

Considerações

Praticar um jogo contundente e competitivo como o futebol americano não deve ser assumido como um esporte leve. As regras básicas do jogo são as mesmas em todos os níveis. Uma das melhores maneiras de se preparar para fazer um tackle é jogar o futebol de bandeira. A Aliança Nacional dos Esportes Juvenis diz que crianças entre 5 a 7 anos possuem as habilidades motoras necessárias para jogar o jogo e começar a adquirir as práticas desse esporte.

Loading...

Características

Jovens que jogam futebol americano precisam entender no que estão se envolvendo antes que se comprometam com o jogo. Se um jovem quiser se matricular em uma organização de futebol, ele e seus pais precisam saber que muitas ligas praticam pelo menos quatro dias e jogam um jogo por semana. A temporada terá pelo menos nove jogos e normalmente há pelo menos quatro semanas de treino antes que a temporada se inicie. Para se comprometer com uma temporada tão longa que inclui bloqueios, tackles e outros exercícios pesados, o jogador necessita ser velho o suficiente para saber no que eles está se envolvendo. Jovens entre 9 e 10 anos já possuem a idade para realizar esse comprometimento.

Função

Jovens que jogam o futebol americano organizado aprendem as habilidades do jogo, e isso talvez os ajude a tornarem-se bons jogadores quando forem mais velhos. Muitas escolas possuem times de alunos da oitava série, e o ensino médio é aberto para todos os jogadores, sejam velhos ou calouros. Jogadores que começam desde jovem possuem uma chance melhor de competir e tornarem-se bons jogadores que gostam do jogo do que aqueles que começam a jogar em uma idade mais avançada. A experiência de jogar dá para a maioria dos jogadores autoconfiança e eles continuam jogando.

Introspecção especializada

Ter os jovens envolvidos no futebol americano desde cedo pode ajudá-los a seguir um caminho para uma vida produtiva e feliz. A chave é fazer da experiência algo agradável e edificador, como diz o técnico da NFL (a liga profissional dos Estados Unidos) Tony Dungy. "Técnicos que fazem a experiência agradável possuem os melhores resultados com seus jogadores," diz Dungy. "Os técnicos estão lá para ensinar os fundamentos do jogo. Diversão é uma grande parte deste fundamento".

Avisos

Colocar os jovens sobre pressão para ganhar a todo o custo e não cometer erros pode transformar uma experiência que tinha potencial para ser maravilhosa em algo desastroso. Jovens jogadores não ligam para o recorde de vitórias do treinador. Se trata de ensinar os jovens a como jogar e dar a eles a oportunidade de aprender sobre espírito de equipe, ética no trabalho e fazer o seu melhor. Técnicos e pais que falham em realizar isso podem acabar ferindo emocionalmente suas crianças.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...