Saúde

Em que idade as crianças começam a perder os dentes?

Escrito por barb nefer | Traduzido por nicolas sales
Em que idade as crianças começam a perder os dentes?

Crianças que estão perdendo seus dentes de leite ficam com um visual engraçado

Photo: sxc.hu (milan6)

Perder os dentes de leite é um ritual de passagem para todas as crianças. A maioria esconde ansiosamente seus dentes embaixo do travesseiro, esperando conseguir uma recompensa da Fada do Dente. Enquanto isso, um dente permanente pode crescer no espaço anteriormente ocupado pelo de leite como uma parte natural do processo de amadurecimento. Embora a idade em que a criança perde seus dentes de leite varie em anos, existe uma faixa de tempo de quando isso deve ocorrer.

Outras pessoas estão lendo

Prazo

De acordo com o site Parents.com, a maioria das crianças começa a perder seus dentes de leite entre cinco e seis anos de idade. Entretanto, o prazo normal pode variar por anos. Algumas crianças começam a perder seus dentes aos quatro anos de idade, enquanto outras não perdem até que cheguem aos oito.

Fatores

Alguns fatores influenciam na idade em que a criança começa a perder os dentes de leite. Se um bebê teve dentes cedo, eles estão propensos a cair mais cedo. Se os dentes demoraram a crescer, estão propensos a cair mais tarde também. O Dr. George White da Universidade Tufts em Boston diz que crianças que têm os dentes permanentes mais tarde na realidade têm uma vantagem para sua saúde bucal. Quanto mais os dentes ficam dentro da gengiva, mais fortes eles ficam. Isso deixa-os resistentes a cáries quando finalmente crescem.

Processo

O Dr. White aponta que as raízes dos dentes de leite de uma criança dissolvem. Quando isso acontece, eles ficam mais moles e eventualmente caem para dar espaço aos permanentes. Normalmente, o processo começa com os dois dentes inferiores frontais, seguidos dos dois superiores. Normalmente o dente solta sozinho, ficando preso em algo que a criança come ou simplesmente caindo.

Considerações

Algumas vezes um dente mole irá se segurar por uma linha por um tempo. A criança será apta a mexer nele, mas ele não irá cair sozinho. O Dr. Gerald Ferretti da Universidade de Kentucky diz que está tudo bem para a criança mexer no dente, movê-lo e até tentar rodá-lo de modo que ajude a cair. Entretanto, ele diz que o dente nunca deve ser forçado para fora da boca. Se a raiz não estiver completamente dissolvida, ele alerta que puxar à força pode levar a uma infecção.

Preocupações

Mesmo que o prazo normal para a queda dos dentes varie amplamente, o Dr. White sugere uma visita ao dentista se uma criança ainda não estiver passando pelo processo aos sete anos de idade. Ele diz que provavelmente não há problema, mas se tiver, pode ser identificado e corrigido. O dentista normalmente irá tirar um raio X para procurar os dentes permanentes dentro da gengiva da criança. Algumas vezes o dente permanente irá vir mesmo que o dente de leite não tenha caído. A criança irá temporariamente ter duas fileiras de dentes, conhecidas como "dentes de tubarão". O Dr. Ferretti diz que isso não é prejudicial, já que o dente permanente geralmente força os de leite em algumas semanas. Se isso não acontecer em três meses, a criança deve ir ao dentista.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media