Conhecimento

Como saber a idade de um gato

Escrito por marina hanes | Traduzido por camila rodrigues
Como saber a idade de um gato

Determinar a idade de um gato mais velho pode ser um desafio

cat image by nutech21 from Fotolia.com

Quando você encontra um gato de rua, pode ser difícil dizer a sua idade, especialmente se ele já tem seus dentes de adulto. Os gatinhos recebem os incisivos quanto têm de duas a quatro semanas de idade, seus caninos vêm com três a quatro semanas e os pré-molares aparecem entre quatro e seis semanas de idade. Em oito semanas, os gatinhos devem ter todos os dentes de leite. Quando o gato tem seis meses de idade, todos os seus dentes adultos terão substituído seus dentes de leite, e torna-se difícil determinar com precisão a idade de um gato depois disso. No entanto, existem algumas características que podem ajudar a fazer essa estimativa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Examine os dentes do gato para determinar se ele tem seus dentes de leite ou dentes permanentes. Se ele tem os seus dentes permanentes e são de cor branca, o gato tem pelo menos dezesseis semanas de idade. Se seus dentes de trás têm manchas amareladas (tártaro), ele deve ter de um a dois anos de idade. Se todos os dentes têm formação de tártaro, a idade estimada é entre três a cinco anos. Os dentes geralmente costumam a exibir mais desgaste entre cinco a dez anos. Entre dez a quinze anos, o gato pode ter perdido alguns dentes e apresentar muito acúmulo de tártaro.

  2. 2

    Olhe para os olhos do gato para ver se há alguma obstrução no cristalino, pois os gatos podem desenvolver catarata. Um gato com olhos nublados pode ter 12 anos ou mais. A íris dos gatos é mais lisa quando são filhotes, mas à medida que envelhecem, torna-se mais irregular e de aspecto quebradiço.

  3. 3

    Sinta seu corpo para ver o quão musculoso ou magro ele é. Os gatos jovens são mais propensos a estar em forma e apresentarem musculatura mais desenvolvida, enquanto os mais velhos podem apresentar excesso de pele e suas omoplatas podem se sobressair mais.

  4. 4

    Monitore seus hábitos. Não é regra, mas os gatos costumam brincar mais quando são mais jovens, enquanto os de mais idade preferem dormir mais e não se importam tanto com brinquedos.

Dicas & Advertências

  • Leve o gato a um veterinário, pois ele terá mais experiência para avaliar a idade.
  • Independentemente da idade do gato, tome as medidas necessárias para ajudar o gato a se tornar saudável e feliz.
  • Se você pegar em um gato de rua, visite um veterinário para que ele seja examinado, pois você não tem como saber se ele tem verminoses ou doenças.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media