Mais
×

Em que idade os olhos dos filhotes de gato mudam de cor?

A maioria dos filhotes de gato terá olhos azuis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A maioria das raças

Os filhotes de gato não abrirão seus olhos até tiverem em torno de sete a dez dias de idade. Eles começam a abrir em um canto e ficam totalmente abertos no momento em que completarem duas semanas de idade. A maioria dos filhotes de gato terá olhos azuis. De acordo com o "Cat Owner's Home Veterinary Handbook", os olhos de alguns gatinhos começarão a mudar de cor quando eles tiverem três semanas de idade. Mas a maioria mudará de azul para a sua cor adulta em até 12 semanas.

Raças baseadas no Siamês

Muitas raças de gatos que são baseadas no Siamês – como o Himalaia, o Balinês, o Oriental de pelo curto, o Colorpoint de pelo curto, o Javanês e o Sagrado da Birmânia – por vezes nascem com os olhos vermelhos ou rosas. Muitas vezes, eles nascem todo branco ou cor de marfim e não desenvolvem olhos azuis ou as pontas escuras das suas caudas, rostos e pernas até que tenham cerca de um mês de idade. É normal que essas raças tenham olhos azuis e boa audição para o resto de suas vidas. Em muitas outras raças, os olhos azuis são um sinal de surdez.

Significado

Se o filhote de gato for de raça pura, a informação sobre a cor dos olhos é necessária para o formulário de registro. A Cat Fancy Association recomenda esperar até que o gatinho tenha cerca de quatro meses de idade antes de preencher os papéis do registro. Até lá, a coloração do olho já será a que ele terá quando adulto. Os gatos podem ter olhos de cores diferentes e enxergar bem de ambos. A súbita mudança de cor dos olhos depois de quatro meses pode ser devido a doença e o animal deve ser levado a um veterinário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article