Mais
×

Com que idade os poodles mudam de cor?

Atualizado em 17 abril, 2017

A raça poodle apresenta várias tonalidades, tamanhos e características. Esses são animais domésticos muito queridos, devido à sua inteligência e aparência vistosa. Uma característica comum dos poodles é que a cor dos seus pelos ao nascer tende a mudar à medida que amadurecem. Se nasceram com pelo escuros, a cor "clareia" ou "esmaece", até ficar mais clara.

A cor dos pelos dos poodles muda à medida que passam de filhotes a adultos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Processo de cor

O fator determinante para a cor final dos pelos de um poodle é a cor inicial. Por exemplo, o pelo pode ir de uma cor mais escura para uma mais clara, ou o oposto pode acontecer. Alguns poodles que nasceram com uma cor mais escura podem eventualmente "clarear" para uma tonalidade como o damasco, quando chegarem aos 2 anos de idade. Filhotes pretos podem ficar prateados ou azulados aos 2 anos. Filhotes marrons escuro podem mudar para um "café com leite" aos dois anos. Geralmente, os poodles mudam a cor de seus pelos ao chegarem aos 2 anos de idade. Essa cor inicial pode passar por outra mudança e estabilizar-se na época que os poodles chegarem aos 3 anos de idade.

Cuidados com o poodle

Alguns fatores podem afetar a cor final de um poodle e quanto tempo leva para que ele chegue a apresentar essa tonalidade. Um dos fatores é o tipo de cuidado que o poodle recebe à medida que cresce. Um tratamento intensivo usando determinados produtos, em vários estágios do desenvolvimento do cão, pode afetar a cor eventual dos seus pelos. Alguns desses produtos incluem xampus para deixar o pelo mais branco, condicionadores e cremes.

Duração

Um poodle pode manter a cor do pelo com a qual nasceu. Mesmo que o pelo fique mais claro, esse clareamento não será uniforme por todo o corpo do cão. Por exemplo, a pele ao redor das orelhas e a parte mais externa dos pelos tendem a manter a cor de nascimento ao longo da vida inteira do animal, ainda que outras partes mudem para outra cor.

Outras cores de poodles

Outras variedades de cores de poodles incluem branco, cinza, bege prateado, ruivo e prata. O processo de "clareamento" em poodles pode passar por vários estágios antes do cão finalmente chegar à sua cor permanente. Por exemplo, um filhote pode começar com uma cor mais escura, puxada para o preto, que vai passar para um cinza e eventualmente para uma cor tipo prata platinada. Alguns filhotes alaranjados mudam para uma cor de pêssego mais escura, que eventualmente esmaece para uma cor de pêssego mais clara.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article