De que idade são os "toddlers"?

Escrito por elisabeth natter | Traduzido por caroline zemuner
De que idade são os "toddlers"?
Aprender a andar é um marco para os "toddlers" (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Derivada da palavra do inglês médio "toteren", que significa "caminhar de forma instável", a palavra inglesa "toddler" se encaixa adequadamente aos pequeninos que agarram os joelhos e às pontas dos dedos dos pais para dar os primeiros passos. O aumento da mobilidade dá a essas crianças de 12 a 36 meses a habilidade de explorar e aprender com seu ambiente de maneiras novas e desafiadoras. O desenvolvimento do "toddler" é marcado por um desejo aumentado pela independência conforme a criança aprende novas habilidades, desenvolve a fala e interage socialmente dentro de um ambiente estruturado.

O desenvolvimento de habilidades físicas

Os anos de um "toddler" correspondem a um período de 24 meses, no qual ocorrem mudanças regularmente. Os profissionais da saúde criaram tabelas detalhando conquistas de marcos esperados para cada mês. Entretanto, as crianças crescem em ritmos variados, por isso os pais não devem se preocupar se o filho não tiver certas habilidades exatamente de acordo com as diretrizes. Durante esses meses, a criança aprende progressivamente novas habilidades, como beber em um copo, alimentar-se sozinha usando o movimento de pinça com os dedos, carregar objetos enquanto anda, pular, subir na cadeira, subir degraus, rabiscar um círculo e usar o banheiro.

Aquisição da fala

As habilidades de linguagem se desenvolvem extensivamente durante os primeiros anos, mas as crianças são capazes de entender muito mais intelectualmente do que conseguem comunicar-se verbalmente. Uma criança de 12 meses pode dizer duas ou três palavras e reconhecer os nomes de algumas pessoas familiares. Aos 24 meses, ela pode nomear objetos, identificar partes do corpo, combinar duas palavras e falar aproximadamente 50 palavras. Ainda, segundo os autores de "O que esperar dos primeiros anos", o vocabulário de uma criança aumentará em aproximadamente 1.000 palavras no momento em que ela completar três anos de idade. Então, mesmo que ela não esteja criando frases, suas habilidades de linguagem estão crescendo ao passo em que ela se comunica com gestos e dicas não verbais para expressar sentimentos e necessidades.

Interação social

A interação social também aumenta durante esses anos. As crianças imitam as ações dos pais ao passo em que brincam e começam a desenvolver amizades. Ao brincar com outras crianças, o conflito inevitavelmente ocorre. Os "toddlers" devem aprender a expressar seus sentimentos de forma apropriada sem agir fisicamente em direção à outra criança. Estabeleça limites conversando sobre seus sentimentos, como a raiva, e ensinando o comportamento correto. Uma segunda questão que preocupa durante essa época é a ansiedade da separação. Em qualquer momento entre 9 e 15 meses, algumas crianças começam a ficar chateadas quando os pais são separados deles por qualquer período de tempo. Os especialistas sugerem o reconhecimento dos sentimentos e garantir o seu retorno à criança. Evite deixar-se levar pela emoção, pois assim o seu filho sentirá mais confiança e sairá dessa fase naturalmente.

Preocupações com a segurança

Uma das preocupações mais importantes durante os anos do "toddler" é a segurança da criança. Lesões acidentais são a principal causa de morte dessa faixa etária nos Estados Unidos, segundo as estatísticas do Center for Disease Control. Torne sua casa segura para os pequeninos tampando tomadas, escondendo cordas de cortinas e fios elétricos, colocando em lugar seguro produtos de limpeza tóxicos, virando os cabos de panelas para a parte traseira do fogão e colocando portões nas escadas abertas. Nunca deixe a criança sem supervisão perto de uma piscina ou em uma banheira.