Mais
×

Ideais para ensinar pronomes para alunos do 4º ano

Atualizado em 17 abril, 2017

Pronomes são palavras que substituem um substantivo. Em vez de dizer "Amanda é minha melhor amiga", você pode substituir o substantivo "Amanda" pelo pronome "Ela" e dizer "Ela é minha melhor amiga". Aprender categorias morfológicas, incluindo os pronomes, é uma matéria importante do 4º ano. Existem muitas atividades divertidas que os professores podem usar em sala de aula para ajudar seus alunos a compreenderem esse novo conceito.

Ensine o conceito de pronomes para alunos do 4º ano (chldren teaching image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Folha de atividades cronometradas

Ensine pronomes com a ajuda de uma folha de atividades. Nela deve haver um grande banco com pronomes e outras palavras. Coloque os alunos em grupo e dê a eles um tempo determinado para circular o máximo de pronomes que conseguirem. Você pode recompensar o time que terminar primeiro ou o que tiver circulado a maior quantidade de pronomes corretamente.

Jogue bola

Ensine o conceito de pronomes usando uma brincadeira com bola. Faça com que a sala sente-se em um círculo grande, uns de frente para os outros. Eles devem jogar a bola uns para os outros. Cada aluno que pegar a bola deve criar uma frase com pronome e em seguida passar a bola novamente.

Leitura em voz alta

Ensine os alunos do 4º ano a entenderem os pronomes lendo um livro de conto de fadas. Enquanto você lê a história em voz alta, faça com que os alunos levantem suas mãos cada vez que ouvirem um pronome. Você pode parar e discutir os pronomes que estão sendo usados no livro.

Sentenças

Mostre aos alunos como identificar pronomes criando orações que contenham pronomes. Escreva uma lista de frases na lousa e peça aos alunos para serem voluntários e irem até a lousa sublinharem os pronomes em cada frase. Discuta o que faz deles um pronome. Você também pode pedir aos alunos para usarem outro pronome que substitua os que estiverem sublinhados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article