A idebenona é segura?

Escrito por ts jordan | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A idebenona é segura?
Métodos anti-idade estão cada vez mais populares (Creatas/Creatas/Getty Images)

Como a expectativa de vida continua a aumentar, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em obter o máximo de sua existência. Por isso, suplementos anti-idade e outras substâncias potencializadoras se tornaram extremamente populares. Embora exista uma pletora de produtos prometendo uma vida melhor, apenas alguns cumprem o objetivo. A idebenona é um deles.

Outras pessoas estão lendo

O que é idebenona?

A idebenona faz parte da categoria de medicamentos conhecidos como nootrópicos, comumente chamados de "drogas inteligentes". Remédios dessa categoria pretendem aumentar a função cognitiva com mínimos efeitos adversos. A idebenona é uma variante artificial de uma substância química que existe naturalmente no corpo -- a coenzima Q10, um antioxidante que envolve e protege todas as células.

Como a idebenona funciona?

Sem as propriedades protetoras da coenzima Q10 (CoQ10), uma pessoa pereceria rapidamente. Portanto, a suplementação com um derivado adequado da CoQ10 assegura a total funcionalidade dessa importante substância. Prováveis benefícios da suplementação com idebenona incluem aumento nos níveis de energia, na produção de serotonina, nas funções cerebrais e no metabolismo do cérebro. Ela tem sido usada com algum sucesso no tratamento de pessoas com Ataxia de Friedreich, e com as doenças de Alzheimer e Parkinson.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da suplementação oral com idebenona são relativamente poucos e podem incluir dores de estômago, dores de cabeça, distúrbios do sono, mal estar e tontura. Esses são efeitos adversos comuns observados em várias medicações; nesse aspecto, a idebenona parece ser relativamente segura. Em alguns casos, a substância tem sido usada de maneira tópica, para prevenir ou tratar rugas. Efeitos colaterais do uso tópico incluem o risco de uma reação alérgica.

Outros riscos

Ainda não há estudos conclusivos em relação aos efeitos colaterais do uso a longo prazo da idebenona. Portanto, esteja ciente de que estará assumindo riscos ao utilizar a substância por longos períodos. Um estudo conduzido por pesquisadores do National Institute of Neurological Disorders and Stroke (Instituto Americano de Desordens Neurológicas e Derrames) em pacientes com Ataxia de Friedreich demonstrou que altas dosagens de idebenona são bem toleradas pelo organismo, então a toxicidade ao ingerir a dose recomendada não é uma preocupação primária.

Considerações

Pessoas sofrendo com os efeitos debilitantes da idade sempre se sentirão em certa medida atraídos por suplementos anti-idade. Após análise, a idebenona aparece como um produto relativamente seguro, com o potencial de restaurar a função cognitiva até certo ponto. Os efeitos colaterais a curto prazo são potencialmente semelhantes aos que alguém esperaria com quase nenhuma medicação. Além disso, o sucesso da idebenona no tratamento de pacientes com algumas desordens neurológicas revela seu potencial como um nootrópico eficaz. De maneira geral, a idebenona parece uma aposta segura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível