×
Loading ...

Ideia para um projeto de sistema solar para a feira de ciências

Atualizado em 17 abril, 2017

A energia solar é um recurso renovável de uso gratuito e não tem efeitos nocivos ao planeta. Durante as últimas décadas, cientistas têm pesquisado novas formas de utilizar a energia solar para fins pessoais e comerciais. Embora projetos de feira de ciência provavelmente não sejam o próximo avanço em energia solar, eles podem aumentar a conscientização sobre o tema, que em última instância pode levar a avanços científicos nas futuras gerações.

Painel solar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Rádio solar

Uma pequena pesquisa teórica deve ser conduzida antes que o projeto possa começar. O aluno deve combinar a fonte de energia do rádio com um painel solar. Por exemplo: se um aluno tem um rádio que precisa de quatro baterias AA, cada uma produzindo 1,5 volts de energia, então ele precisa substituir essas baterias por um painel solar que produza 6 volts de energia. Painéis solares dessa voltagem podem ser comprados por menos de 25 reais. Como uma bateria, os painéis solares têm um polo positivo e um negativo, que são transferidos por meio de um fio positivo e um negativo. O aluno conecta cada fio nas respectivas extremidades do compartimento da bateria para completar a conexão de energia solar. Uma vez completo, o rádio funciona com energia solar exatamente da mesma forma que faria com as baterias.

Loading...

Fogão de cachorro quente alimentado com energia solar

O fogão de cachorro quente alimentado com energia solar é um experimento divertido e científico. Crianças gostam do subproduto do experimento: um delicioso cachorro quente. O projeto é criado com uma caixa de papelão como estrutura. As crianças cortam dois semi-círculos da borda da caixa de papelão e os envolvem com uma cartolina para formar metade de um cilindro. O interior do cilindro é forrado com papel alumínio para criar o mecanismo de cozimento. Uma haste de metal, como um cabide, é inserido na estrutura de papelão passando sobre o cilindro. Porcas e parafusos fixam a haste à estrutura de cozimento. O fogão somente funcionará durante o dia, e funciona melhor ao meio-dia sem nuvens no céu. Posicione a caixa de papelão na luz solar para que ela reflita no papel alumínio e sobre a salsicha, colocada na haste de metal. Deixe a salsicha na luz do sol entre 15 e 30 minutos para assar, girando regularmente. Em dias nublados, ela pode demorar consideravelmente para assar; isso se deve à força dos raios solares refletidos pela folha de alumínio para criar calor.

Pista de corrida solar

O projeto de pista de corrida solar requer o uso de um carro de brinquedo movido à energia solar. Esses carros de brinquedo podem ser comprados em lojas de brinquedo ou em varejistas na internet. Os alunos também podem usar um carro movido à energia solar feito em casa, que é criado conectando um pequeno painel solar a um motor rotativo que é usado para girar as rodas do carro. O projeto foca em medir a intensidade da energia solar em diferentes períodos do dia, comparando ângulos de luz solar no painel solar. O projeto requer uma área sem sombra, e deve ser feito em um dia ensolarado. Os alunos criam um ponto de partida e uma linha de chegada e marcam quanto tempo o carro demora para completar o caminho. Os alunos usam um transferidor para medir o ângulo do sol no período do dia em que cada teste foi feito. Para fins de registro, pode ser mais fácil para os estudantes registrarem resultados de hora em hora. Então, eles podem criar um gráfico que ilustra a quantidade de energia solar produzida em diferentes períodos do dia. A quantidade de energia é então comparada com o ângulo no qual a luz solar atingiu o painel.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...