Idéias de abelhas para educação infantil

Escrito por annabelle brown | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Idéias de abelhas para educação infantil
Use algodões para fazer abelhas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Uma aula sobre abelhas na primavera ou no verão é perfeita para sua turma de pré-escola. Além das aulas de artes, mostre vídeos de abelhas espalhando pólen ou fazendo mel. Plante flores do lado de fora da sua janela da sala de aula, assim seus alunos podem observar as abelhas espalhando pólen. Se possível, leve seus alunos para ver uma colmeia de abelhas.

Outras pessoas estão lendo

Favo de mel

Use cereal para fazer um favo de mel. Para começar, mostre figuras de um favo de mel para dar a seus alunos alguma referência sobre o quê eles irão trabalhar. Dê a cada aluno um pedaço de cartolina branca e tinta amarela. Peça para que eles pintem o círculo de amarelo. Quando a tinta estiver seca, dê a cada aluno uma xícara de cereal em foma de "O" e cola. Evite cerais com cores variadas; ao invés disso, escolha um cereal de cor neutra, como branco ou amarelo. Mostre aos alunos como colar o cereal para que se forme o favo de mel.

Idéias de abelhas para educação infantil
Favo de mel (honeycomb image by Jakub Niezabitowski from Fotolia.com)

Flores e abelhas

Use a arte para explicar como as abelhas polinizam as flores. Dê aos alunos um pedaço de pepel branco e tinta, canetinhas e giz de cera. Convide seus alunos a criar um jardim de flores em seus papéis. Quando o papel estiver seco, dê aos alunos algodão amarelo e cola. Encoraje os alunos a colarem o algodão amarelo, que será a abelha, em seus papéis. Dê aos alunos canetinhas para desenhar as asas, os ferrões e as antenas em volta do algodão. Explique como as abelhas espalham o pólen de flor em flor.

Idéias de abelhas para educação infantil
Polinização (honeybee image by serdar koc from Fotolia.com)

Abelhas voadoras

Ajude os alunos a fazerem fantoches de abelhas voadoras. Dê a cada aluno um uma bola de isopor e tinta amarela, marrom e preta. A bola de isopor será o corpo da abelha; peça que seus alunos desenhem as listras ou façam suas próprias abelhas. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de cola na ponta de uma espátula, faça uma pequena fenda na bola de isopor; coloque a ponta da espátula dentro da fenda. Enquanto a bola de isopor seca, dê aos alunos duas asas cortadas de cartolina e tinta. Faça seus alunos pintarem as asas. Uma vez secas, cole-as nos lados da bola. Finalmente, corte os limpadores de cachimbos ao meio e ajude os alunos a colocarem as duas partes na bola de isopor para fazer as antenas, e a terceira na parte de trás da bola para fazer o ferrão.

Abelhinhas

Faça abelhas com rolos de papel higiênico. Dê a cada criança um rolo de papel higiênico limpo e tinta amarela. Ajude os alunos a pintar o tubo de amarelo. Quando a tinta estiver seca, use tinta ou canetinhas para criar as listras pretas na parte de baixo do rolo. Acima, pinte de amarelo, ajude os alunos a criarem o rosto e os olhos da abelha usando canetinhas. Em seguida, corte as asas de uma cartolina e faça seus alunos decorarem. Finalmente, ajude os alunos a colar as asas nas laterais do rolo de papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível