Ideias para acolchoamento de cadeiras de madeira

Escrito por debrataylor | Traduzido por david henrique pires ferraz
Ideias para acolchoamento de cadeiras de madeira
Dê estilo e conforto a uma cadeira de madeira com um acolchoamento (chair image by hazel proudlove from Fotolia.com)

A maioria das cadeiras de madeira é projetada levando em conta a forma e a função, mas não necessariamente o conforto. Você pode resolver esse problema adicionando um acolchoamento. No entanto, este acolchoamento pode fazer mais do que dar-lhe um lugar macio onde se sentar, pois também pode adicionar estilo e proteger a sua cadeira. A maioria das cadeiras de madeira consegue acomodar uma almofada para assento, mas nem todas são suficientemente profundas para comportar o acolchoamento nas costas. A profundidade do assento deve ser de pelo menos 43 cm da parte de trás até a frente para ter espaço suficiente para uma pessoa de estrutura média; caso contrário, coloque o acolchoado só no assento.

Almofada simples

Uma almofada simples envolve costurar um topo e uma base de tecido e encher com espuma ou enchimento, incluindo alguma maneira de prendê-la à cadeira para impedir que ela escorregue. Fita ou tiras de tecido permitem amarrar a almofada aos suportes da cadeira. Velcro preso às abas também pode ancorar a almofada à cadeira. Desenhe um padrão ou modelo do assento da sua cadeira em papel. Isto lhe permite customizar sua almofada no formato que desejar. Se a cadeira for assimétrica da parte de trás até a frente, faça o padrão de acordo. Marque também onde deseja que fiquem as amarras para prender a almofada à cadeira. Elas devem ficar ambas em frente a um dos suportes do encosto, uma de cada lado da almofada. Deixe um espaço para a costura. Use o padrão feito para cortar o tecido. Para encher, 2,5 cm a 4 cm de espuma ou enchimento são suficientes.

Almofada em caixa ou com reforço

A almofada em caixa inclui uma peça lateral, chamada de reforço, que dá maior profundidade ou circunferência. A peça do reforço pode ser duas vezes mais larga que o acolchoamento, mais o tamanho das costuras. Determine o comprimento dessa peça adicionando duas larguras e dois comprimentos ao topo da almofada. Costure as peças do topo e da base ao reforço. Marque a almofada no local onde deseja que ela fique ligada ao encosto da cadeira. Amarre as tiras ou abas nas posições marcadas ao longo da marca da costura da base. Enrole espuma de alta densidade ao enchimento e encha a almofada. Adicione 5 cm a 7,5 cm de espuma para dar maior conforto.

Almofada de borda arredondada

Para dar maior circunferência sem uma peça de reforço separada, use um método que fica entre a almofada em caixa e a comum -- a borda arredondada. Este estilo envolve dois pedaços de tecido, o topo e a base, costurados em uma única peça. Onde os cantos do material se encontram, o tecido é unido em ângulos retos e costurado por alguns centímetros, formando um triângulo de pontos nos cantos, como uma sacola de tecido cujas costuras formam uma base reta. Este reforço sem uma faixa separada de tecido permite maior enchimento do que uma almofada simples. Ela também precisa de amarras ou abas costuradas na parte traseira para manter a almofada no lugar.

Variação com almofadas tipo tufo

Quaisquer das almofadas acima mencionadas podem ser feitas com tufo. Isto é feito adicionando botões ou pontos da parte de trás até a frente depois de ter recheado a almofada, criando segmentos pronunciados que dão um detalhe clássico. Para prender os botões, use linha pesada para estofamento e uma agulha grossa ou curva. Você pode não usar botões e colocar somente pontos onde eles ficariam, puxando o fio rente à costura para fazer o padrão. Um único botão central ou um padrão em grade de botões ou pontos varia a aparência das almofadas. Elas também utilizam abas ou amarras na parte de trás para serem presas à cadeira. Para proteger a madeira contra arranhões dos botões, adicione 7,5 cm ou mais de espuma na almofada. No entanto, se arranhões na madeira forem um problema sério para você, utilize o método sem botões.

Outras variações

Uma borda em círculo é outra variação para adicionar estilo à almofada. Você precisará de borda suficiente para cobrir a largura e o comprimento duas vezes em cada costura, mais 2,5 cm. Para almofadas em caixa, faça o círculo com cerca de 0,5 cm de diâmetro coberto com um tecido contrastante na linha da costura, tanto no topo como na base para as almofadas simples. Para outra variação, corte amarras de 4 cm de largura longas o suficiente para fazer laços no encosto da cadeira, de modo a dar um visual feminino, ou adicione uma pequena saia à almofada, de modo que ela se pendure cerca de 12,5 cm abaixo do assento. A saia é fixada na costura de baixo (a parte que toca o assento da cadeira) e deve ter pregas inversas nos cantos para facilitar a curva.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível