Ideias para animação em stop motion

Escrito por kenneth gordon | Traduzido por lucas alex rhossard
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para animação em stop motion
Tudo pode ser animado (Reprodução Vimeo)

Stop motion é a arte de animar objetos inanimados para criar a ilusão de movimento. O processo é feito tirando uma série de fotografias dos objetos e movendo-os levemente de uma foto para a outra. Quando as imagens são reproduzidas em sequência, como em um vídeo, a ilusão é completa. Formas comuns de fazer stop motion são com argila, papel e brinquedos. Mas praticamente qualquer coisa pode ser usada.

Outras pessoas estão lendo

Ciclo de caminhada

Um bom ponto para começar ou para se desafiar em qualquer forma de stop motion é criar um ciclo de caminhada. Tudo o que você precisa fazer é animar seu personagem andando de um lado ao outro da tela. É um exercício simples, mas é útil para se experimentar. Use pessoas, animais e vídeos como referência e foque em fazer o movimento mais realista, fluido e verossímil possível. Ao adquirir mais experiência, crie ciclos de caminhada que expressem a personalidade do personagem. Talvez eles se arrastem com passos longos, fujam nervosamente sempre olhando para trás ou andem com postura perfeita e um senso de urgência. "Puppets" (fantoches) realistas são normalmente construídos com um esqueleto de arame, chamado de "armature", no seu interior. Então, pratique apenas com o esqueleto de arame.

Bonecos de papel

Papel cortado tem a vantagem de ser mais simples de se trabalhar do que outros materiais porque você só precisa se preocupar em trabalhar com duas dimensões. Você pode criar uma figura para animação desenhando-a no papel e separando as juntas.

Inspiração no que está ao seu redor

Procure pela sua casa por objetos que possam ser úteis para o stop motion. Qualquer coisa pode vir à vida e interagir com qualquer outra coisa e fazer parte de uma história, sejam as compras na mesa ou o grampeador na sua escrivaninha.

Transformação

Stop motion, especialmente com argila, é um meio que possibilita a criação de transformações dinâmicas que seriam impossíveis de se alcançar com atores reais. O efeito é atingido fotografando a transformação em estágios tão pequenos que a transição parece natural.

Areia e outros meios semi-fluidos

Desenhar uma imagem na areia, fotografar e mudar a imagem levemente antes de fotografá-la novamente oferece uma "pegada" diferente do stop motion bidimensional.

Pixelização

Animar pessoas usando técnicas de stop motion é um processo conhecido como pixelização. Ele pode ser usado para criar a ilusão de efeitos sobrenaturais. Por exemplo, você pode fazer uma pessoa aparentar flutuar no ar tirando várias fotos dela pulando com as pernas juntos. Ou pode fazer uma pessoa parecer que desliza pelo chão, fotografando-a parada em lugares diferentes.

Pense fora da caixa

Misture dois ou mais meios no mesmo filme. Crie planos de fundo bidimensionais enquanto anima figuras tridimensionais. Stop motion tem um número praticamente ilimitado de possibilidades para se explorar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível