Mais
×

Ideias de artes para o Dia da Consciência Negra

Atualizado em 20 julho, 2017

O Dia da Consciência Negra é comemorado, no Brasil, em 20 de novembro, homenageando as contribuições que os afrodescendentes fizeram na história e cultura do país. Em estúdios de arte, escolas e residências, esse dia é muitas vezes celebrado com um projeto de arte para reconhecer a história e as contribuições dos afrodescendentes. O tipo de projeto de arte que você escolher para fazer vai depender do tempo que terá para investir e sua inspiração.

Mancala ensina estratégia (mancala game image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Linha do tempo

Esse projeto pode ser feito individualmente ou em grupo. Em um grupo, atribua a cada pessoa um período de tempo na história ou algum afrodescendente famoso da história, como Zumbi dos Palmares. Cada pessoa é responsável por fazer sua própria pesquisa em seu tema e fazer uma ou duas representações visuais sobre o que aprenderam. Representações visuais podem incluir desenhos, pinturas ou cartazes. Uma breve descrição do período ou da pessoa pode acompanhar a ilustração. Essas ilustrações individuais podem ser montadas em ordem cronológica para fazer uma linha do tempo coesa.

Greve de ônibus

Esse projeto de arte é baseado na greve de ônibus de Montgomery, nos EUA. Ela começou quando Rosa Parks se recusou a ceder seu assento no ônibus a um homem branco e foi presa por suas ações. Depois da prisão de Parks, muitos outros negros em Montgomery boicotaram os ônibus da cidade. Após a greve de 381 dias liderada pelo Dr. Martin Luther King Jr., a Suprema Corte declarou ilegal a segregação no transporte público dos EUA.

Você pode fazer a sua própria representação com uma caixa de leite da greve de ônibus de Montgomery. Abra a parte superior triangular de sua caixa para que a tampa esteja completamente aberta. Corte ao longo dos quatro cantos da parte superior, parando na parte principal da caixa. Corte três dos quatro lados da parte superior da sua embalagem, de modo que apenas um lado da porção do topo permaneça. Dobre o lado restante através da abertura e prenda com fita adesiva para fazer um retângulo fechado. Pinte seu ônibus com uma cor clara, como amarelo. Depois que a tinta secar, ​​use canetinhas para desenhar grandes janelas no ônibus para que possa ilustrar o que está acontecendo lá dentro. Você pode desenhar um ônibus com pessoas brancas sentadas na parte da frente e os negros em pé na parte de trás. Desenhe Rosa Parks recusando-se a ceder seu assento, ou talvez um ônibus quase vazio para representar os ônibus durante a greve.

Mancala

Mancala é um jogo de estratégia e contagem que veio originalmente da África, mas agora é popular em todo o mundo. Você pode fazer seu próprio tabuleiro de mancala usando duas caixas de ovos. Corte a parte superior da caixa deixando os 12 copos onde os ovos ficam. Pregue um copo extra cortado de uma segunda cartela de ovos a cada extremidade da primeira cartela - estes serão os "bancos", onde os jogadores armazenam seus ganhos. Agora pinte as caixas. Quando os desenhos estiverem secos, coloque quatro peças do jogo em cada copo. Você pode usar qualquer utensílio doméstico para ser as peças do jogo, como botões, sementes, feijões, pedras ou conchas pequenas.

Mancala ensina estratégia (mancala game image by Alison Bowden from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article