on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias para artesanato em gesso

Atualizado em 17 abril, 2017

O gesso é um material para artesanato fácil de ser usado por adultos ou crianças. O procedimento básico de como misturar o gesso com a água é o único conhecimento necessário para a utilização. Enfeites, broches e imãs são alguns exemplos de objetos que podem ser criados. Usando uma variedade de moldes, você pode criar qualquer imagem ou forma que desejar.

Você pode fazer imãs usando gesso (Jacob Dillow/Demand Media)

Moldes para gesso

É possível usar diversas formas para fazer artesanato com gesso. Moldes para doces possuem uma variedade de desenhos e são muito baratos. Formas para bolos são excelentes para objetos maiores. É possível encontrar moldes para ocasiões especiais, dos mais sofisticados aos mais excêntricos, em lojas de artesanato ou supermercados. Formas para sabonetes e velas são opções dimensionais para fazer enfeites e estátuas.

Pequenas caixas, embalagens de plástico duro, rolos de papelão, copos e pratos de papel são outras opções para artesanato com gesso. O gesso endurecido precisa sair do molde, então use itens que não possuem bordas ou abas dobradas para dentro.

Loading...
Formas de doces podem ser usadas em artesanato com gesso (Jacob Dillow/Demand Media)

Técnicas de artesanato em gesso

Quando for misturar gesso e água, coloque tinta acrílica pra colorir. Esta mistura terá um tom pastel que combina bem com enfeites e broches. Experimente colocar glitter no gesso para dar uma aparência divertida e brilhante. Adicione cola de artesanato na mistura para criar objetos duráveis que resistam melhor a quedas e que não lascam. Tintas acrílicas são as que funcionam melhor para pintar os objetos de gesso e resultam em uma cobertura excelente. Deixe secar bem e pulverize com um verniz acrílico claro.

Corte as bordas arredondadas de clipes de metal e coloque na parte de trás da mistura derramada na forma, antes de secar, para fazer prendedores embutidos. Vire os moldes em um lugar com toalhas de banho para remover o gesso, isto irá prevenir quebras.

Você pode misturar tinta acrílica e glitter no gesso para obter objetos coloridos e divertidos (Jacob Dillow/Demand Media)

Artesanato em gesso

Faça pequenos enfeites para ocasiões especiais, para colocar em uma árvore de Natal em miniatura, por exemplo; os ornamentos mais pesados combinam melhor com árvores grandes, que tenham galhos maiores. Moldes pequenos para velas são perfeitos para broches e imãs. Depois que um objeto estiver pronto e pintado, cole o imã ou o alfinete na parte de trás usando uma cola apropriada e deixe secando por uma noite.

Peças de jogos são divertidas de fazer e dão um toque especial ao tabuleiro de damas ou de xadrez. Deixe suas crianças inventarem novas peças para Banco Imobiliário ou para outros jogos de tabuleiro.

Faça seu próprio giz. O giz é feito com gesso, da mesma forma que um objeto de artesanato simples. Depois de seco estará pronto para usar, principalmente em desenhos de calçadas.

Encha um molde especial para bolo com 1,3 cm de profundidade e deixe secar. Observação: quanto maior for o objeto, mais tempo ele demorará para secar. Certifique-se de colocar um prendedor ou dois na parte de trás enquanto ainda estiver molhado. Pinte estas placas de gesso para fazer um quadrinho decorativo em um quarto de criança ou berçário.

Gesso pode ser usado como giz para desenhar em calçadas (Jacob Dillow/Demand Media)
Loading...
Loading ...
Loading ...