×
Loading ...

Ideias de artesanato e jogos para um grupo de assistência aos deficientes

Atualizado em 21 março, 2017

Ao gerenciar um grupo de assistência que cuida de crianças e adultos com deficiência, é importante que todos se sintam bem-vindos e incluídos. Já que todo mundo tem habilidades diferentes dentro do grupo, tente modificar cada atividade de artesanato e jogo de modo a fazer com que todos os adultos e crianças com quem você está trabalhando possam participar.

Um grupo de assistência aos deficientes pode exercer várias atividades artesanais e jogos (Hannelore Foerster/Getty Images News/Getty Images)

Artesanato para arrecadação de fundos

Se você estiver gerenciando um grupo de assistência que ajuda pessoas portadoras de deficiências ou está tentando arrecadar dinheiro para uma outra organização, é possível planejar várias atividades para arrecadar fundos na comunidade. Pessoas de todos os níveis de habilidade podem desenhar cartões que ilustram versículos da Bíblia. Pegue os desenhos e leve a uma copiadora e peça-os que reproduza tudo em papel cartão. Venda esses cartões na igreja ou crie um site online e faça com que os rendimentos sejam destinados para o seu grupo. Também pense na possibilidade de emoldurar a arte de alguns dos mais artísticos entre aqueles que você ajuda.

Loading...

Atividades para os cegos

Crianças cegas podem ser inclusas na gama de "deficientes" em seu grupo e, provavelmente, desejarão participar dos artesanatos também. Você pode modificar o tipo do artesanato para que crianças cegas ou com deficiência visual possam participar, como trabalhar com papel de seda para fazer uma árvore para sua sala de aula ou sala de arte. Para essa atividade, deve-se desenhar e cortar uma grande árvore e colá-la em uma parede ou grampeá-la a um mural. Faça com que os presentes na atividade amassem papéis de seda e os colem na parede como se fossem "flores". Essa é uma boa maneira para as crianças cooperarem umas com as outras também. Você também pode pegar desenhos de Jesus para colorir, ou de outros personagens bíblicos, e colocar pintura de alto relevo nas linhas do desenho para que os alunos com deficiência visual possam colori-los sentindo as bordas.

Jogos bíblicos

Há muitos jogos que as crianças e adultos deficientes de todas as habilidades gostarão. Organize um jogo de perguntas sobre a Bíblia, elaborando perguntas ou lições bíblicas que você recentemente tenha estudado e jogue com sua classe ou grupo de assistência. Divida todos em equipes e anote a pontuação. Dependendo das habilidades das pessoas em seus grupos de assistência, elas também podem desfrutar de jogos de charadas bíblicas.

Artesanatos bíblicos

Há muito artesanato que você pode fazer com base na Bíblia, dependendo da capacidade das pessoas dentro do seu grupo de assistência. Faça com que cada pessoa desenhe um personagem bíblico e cole-o em um palito de picolé ou de artesanato para fazer um boneco. Você também pode fornecer a argila com o qual se pode moldar os personagens bíblicos ou criar uma placa de parede com um símbolo bíblico impresso nela. Peça a todos para criarem acessórios de roupas para uma interpretação bíblica curta usando papel e pedaços de tecido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...