Ideias de atividades para creches

Escrito por contributing writer | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de atividades para creches
Atividades para crianças (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Cuidar de crianças nem sempre é fácil. Mas, com um arsenal bem planejado de atividades, o dia pode passar tranquilamente. Neste artigo, você encontrará ideias e sugestões de atividades para sua creche.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

As atividades para crianças na creche são muito importantes. Além de distrair as crianças e melhorar o aprendizado, elas também diminuem problemas de comportamento. Ao cuidar de crianças, promova atividades em que elas possam interagir, a fim de que desenvolvam suas habilidades de comunicação. Tais atividades também estimulam a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Tipos

Atividades artísticas: tinta, giz, canetinhas e giz de cera Atividades sensoriais: massinha de modelar, massinha de amido e várias receitas de massinhas caseiras são ótimas escolhas. Bloquinhos: de madeira, plástico, Lego, papelão e espuma. Atividades culinárias: pudim, pizza, salada de fruta, sanduíches Peças de teatro: fantasias, objetos da cozinha, comidas e utensílios de plástico, cenários para lugares da comunidade como correios, consultório médico, restaurante.

Tamanho

O tamanho do grupo para as atividades pode variar, mas, em geral, quanto menor o grupo, mais bem-sucedida será a atividade. Se você tem mais de cinco crianças na creche, é melhor fazer um rodízio de pequenos grupos. Dessa forma você terá bastante espaço e material para cada criança, reduzindo as chances de uma briga.

Identificação

A escolha das atividades deve sempre levar em conta a preferência da criança. Conforme elas brincam, preste atenção nas coisas pelas quais elas se interessam e desenvolva atividades com base nessas ideias. Fornecer às crianças materiais pelos quais elas se interessam garante mais envolvimento e desejo de participar. Por exemplo, se elas estão brincando com massinha num dia, fingindo que é comida, no dia seguinte você pode montar um restaurante ou uma quitanda.

Duração

Dependendo do seu roteiro, você precisará se certificar de que há tempo suficiente para cada atividade do dia, a fim de que as crianças não se sintam pressionadas. Observe-as enquanto brincam; se estão muito envolvidas, dê a elas um tempo extra. Se não estão muito entusiasmadas, encerre a atividade mais cedo.

Considerações

Está preocupado com o custo dos materiais? Visite o brechó local para comprar roupas baratas. Materiais de arte e massinhas podem ser feitos facilmente com receitas na internet. Você pode contatar o jornal local e pedir as sobras da impressão do dia. Na maioria das vezes, eles não cobram nada por isso, já que as jogam fora de qualquer forma. Use grandes caixas de papelão para fazer o cenário de lojas, restaurantes ou consultórios. E sempre lembre de guardar caixas de cereais, mingau e biscoitos, que podem ser usadas como objetos para o teatro. Leve sempre em consideração a idade das crianças, avaliando a segurança e se a atividade é apropriada para a faixa etária a que pertencem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível