Conhecimento

Ideias para atividades de escrita criativa para alunos do 2° ano do ensino médio

Escrito por julie richards Google | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Ideias para atividades de escrita criativa para alunos do 2° ano do ensino médio

As atividades de escrita criativa proporcionam aos alunos a chance usarem sua criatividade

Comstock/Comstock/Getty Images

Inspire seus alunos do ensino médio a escreverem histórias criativas escolhendo tópicos relacionados ao interesse deles e da comunidade. Após as atividades de leitura das aulas ministradas, os alunos podem ter suas próprias ideias. No entanto, é possível aprender mais sobre eles quando você passa uma atividade de escrita criativa para a turma inteira. Sugira que os alunos compartilhem suas redações com seus colegas para que assim eles ganhem novas perspectivas sobre o assunto.

Outras pessoas estão lendo

Finais impossíveis

Sugira uma situação impossível, como a descoberta de Atlanta ou de uma colônia de alienígenas em Júpiter como uma proposta de redação criativa para os alunos. Permita que os alunos, em grupo, determinem como a situação ocorreu e quem foram os responsáveis. Encoraje-os a escolher uma lista de personagens para a história e peça para que eles participem em uma discussão em grupo para determinar os pontos básicos da história. A atividade deve ter de 300 a 400 palavras e apresentar um desfecho para a história criada na sala.

Gerações futuras

As abundantes histórias de ficção científica descrevem o futuro, desde os carros que voam até a vida em outros planetas. Foque a atenção dos alunos na realidade das gerações futuras, falando sobre os avanços tecnológicos ocorridos no últimos 20 anos, como "De que forma os cientistas podem usar os microchips que estão sendo produzidos?" ou "Qual será a importância da internet daqui a 30 anos?". Forneça uma lista de tópicos, como medicina, governo e tecnologia, para os alunos escolherem ao escreverem uma história sobre o aniversário de 50 anos deles.

Caixa de ideias

Arrume quatro caixas ou sacolas, cada uma com uma etiqueta com as palavras "personagem", "período de tempo", "situação" ou "ambientação". Em seguida, peça para os alunos escreverem uma personagem, uma época, uma situação ou ambiente em cartõezinhos e coloque-os no recipiente adequado. Sugira personagens, como professores, funcionários ou avós. O ambiente pode ser um evento esportivo de escola, reunião ou outro evento social e para as situações, você pode indicar conflitos pessoais, novas amizades ou morte. Misture os cartões e peça para os alunos retirem um cartão de cada caixa e escreverem a redação de acordo com os cartões retirados.

Fotos inspiradoras

Tire uma foto ou permita que seus alunos escolham uma imagem de um livro ou revista. Se você os deixar escolher um figura, sugira que ela seja de uma ação. Depois de escolher a fotografia, explique a atividade. Os alunos devem fingir que a foto foi tirada nas últimas férias com a família e a atividade de escrita criativa é a criação por trás da história da imagem, como quem e onde ela foi tirada. Para tornar a história ainda mais interessante, peça para eles explicarem a razão pela qual a foto foi tirada.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media