Ideias de aulas dominicais para crianças de 2 e 3 anos de idade

Escrito por nicole schmoll | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de aulas dominicais para crianças de 2 e 3 anos de idade
Mantenha crianças interessadas durante a sua próxima lição da Escola Dominical. (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Histórias e verdades bíblicas são profundas o suficiente para adultos perplexos, fazendo com que teólogos passem a vida inteira explorando as profundezas de seus significados e as complexidades dos argumentos que os cercam. No entanto, as histórias também são simples o suficiente para serem transmitidas em um nível básico a crianças, até mesmo às de 2 a 3 anos de idade. Deixe o nível de desenvolvimento de uma criança nesta faixa etária guiar a estrutura de sua aula. Foque em manter os contos orientados pela ação, expressão e o mais concreto possível.

Outras pessoas estão lendo

José e seu manto

Coloque em um manto multicolorido e finja que é José. Fale sobre o quanto você ama o seu manto. Tenha um assistente para fingir que é seu irmão, e agir como se estivesse com ciúmes. Encene a história de José sendo vendido como escravo por seus irmãos, mas como, depois de muitos anos, Deus fez de José um poderoso governante no Egito e lhe permitiu salvar seus irmãos durante uma época de fome. Imprima uma imagem de José e seu manti para as crianças colorirem. Incentive-os a usar muitas cores brilhantes.

David e Golias

Conte rapidamente a história de Davi e Golias para as crianças. Use imagens e suba numa cadeira ao mencionar Golias, para mostrar o quão grande ele era. Fale sobre como Davi era apenas um menino e era pequeno como eles, mas matou Golias com um estilingue, porque Deus o acompanhava. Ajude as crianças a fazer cinco pedras de Davi, a partir de um saco de papel marrom e massinha de modelar, para ajudá-los a lembrar da história.

Arca de Noé

Entenda que crianças de dois e três anos de idade pensam concretamente e se beneficiam de imagens, de ações e modelos para aprender. Explique a história do dilúvio em linguagem muito simples, descrevendo que toda a terra estava cheia de pessoas fazendo coisas más uns aos outros, e assim Deus decidiu destruir a terra com um dilúvio por causa de seus pecados. Faça um desenho de um homem ou tenha um assistente vestido como um homem com uma túnica e uma barba e chame-o de Noé. Explique que Noé fazia o bem e acreditava em Deus, e por isto ele e a sua família foram salvos. Fale sobre como Deus pediu a Noé que construísse uma arca. Construa um modelo da arca, ou compre uma online, ou leve imagens de navios petroleiros de grande porte. Mostre imagens de muitos tipos diferentes de animais e discuta com eles a ordem que Noé recebeu: encher a arca com dois de cada espécie de ave e animal. Deixe que as crianças identifiquem os animais e pergunte-lhes que som cada animal faz. Isso irá mantê-los interessados ​​na história. Explique que Noé e todos os animais estavam a salvo no barco, livres de toda a chuva e das inundações que Deus trouxe sobre a terra. Faça um desenho de uma casa abaixo da água e a arca flutuando em cima.

Jesus faz um cego enxergar

Há muitas lições da vida e do ministério de Jesus que você pode ensinar a crianças de dois e três anos. O episódio de Jesus dando a visão a um cego de nascença é apenas um exemplo. Leia João 9 às crianças de uma forma animada e alegre. Leia uma versão fácil de entender, como English Standard ou New Living Version. Peça às crianças para cobrir os olhos com as mãos e tentar andar pela sala. Explique como isso é para um cego. Fale sobre como ele nunca viu árvores, pássaros ou borboletas ou mesmo seus pais.

Explique como Jesus cuspiu no chão para fazer lama, esfregou-a sobre os olhos do homem e restaurou a sua visão. Explique como o homem ficou feliz, mas que nem todos ficaram, quando Jesus o curou. Descreva a reação dos líderes religiosos em relação a cura. Explique que eles estavam com inveja, e ficaram ressentidos tanto com Jesus quanto com o homem que ele curou. Termine a história falando sobre como o cego seguiu e amou Jesus, e que deve nós devemos fazer o mesmo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível