×
Loading ...

Ideias de aulas de sequenciamento para educação infantil

Atualizado em 23 março, 2017

Sequenciar ou ordenar corretamente os acontecimentos de uma história ajuda as crianças da educação infantil a compreender o que leem. Devido ao fato das crianças terem pouca noção do tempo, os professores devem facilitar a compreensão dos eventos de sequenciamento. Atividades práticas são cruciais para o ensino de habilidades de leitura complexas porque os alunos da educação infantil tendem a ser pensadores concretos. Atividades concretas ajudam a internalizar conceitos abstratos, como sequenciamento.

Sequenciar eventos ajuda as crianças da educação infantil a compreender o que leem (Comstock/Comstock/Getty Images)

Sequenciamento de rimas

Rimas são ideais para o início das aulas de sequenciamento devido a sua familiaridade com os alunos. Imprima cartazes de sequenciamentos visuais para as rimas que você deseja que os alunos pratiquem. Muitos cartões para sequenciamento de rimas estão disponíveis gratuitamente online (Referências). Peça que os alunos trabalhem esta atividade em duplas. Dê a cada dupla um conjunto de cartões para uma rima diferente. Deixe-os por alguns minutos para ordenarem corretamente os cartões. Peça que cada grupo de alunos reconte a sua rima enquanto mostram as gravuras que ilustram os acontecimentos. Quando todos os grupos tiverem recontado suas rimas, os alunos devem trocar os cartazes com outro grupo.

Loading...

Tiras de sequência

Leia o livro "A lagartinha comilona" em voz alta para a classe. Usando 10 tiras, escreva os eventos do livro de acordo com o dia da semana que cada um acontece. Faça uma tira do começo – a eclosão do ovo; e uma para o final – da mudança de lagarta para borboleta. Misture as tiras e coloque-as em uma bolsa. Leia em voz alta as tiras dos eventos misturadas. Deixe seus alunos decidirem a ordem correta da história. Ao determinar esta ordem, leia a história novamente. Peça aos alunos para concordarem com o polegar para cima ou para baixo.

Sequência de indicação de palavras

Leia a história "Henry and Mudge: The First Book of Their Adventures” ("Henry e Mudge: o primeiro livro de suas aventuras, em tradução livre") em voz alta para a classe. Explique aos alunos que existem pistas de palavras em sequencia para nos ajudar a entender a ordem dos eventos. Estas palavras incluem "primeiro", "próximo" e "último". Dê a cada aluno um mapa de sequenciamento da história (recursos). Diga a eles para desenharem ou escreverem os eventos na ordem correta. Alunos mais avançados devem ser encorajados a usar as palavras, além das fotos. Eles devem desenhar uma figura para o primeiro evento na primeira caixa, o próximo evento na segunda e assim por diante. O final da história deve ser desenhado ou escrito na última caixa.

O jogo da lebre e da tartaruga

Leia a fábula "A lebre e a tartaruga" em voz alta para as crianças. Eles devem ficar em duplas para esta atividade. Dê a cada grupo duas varas de artesanato e impressões de tartaruga e lebres. Cada grupo fará marionetes dos animais. Os alunos devem realizar o jogo usando os eventos da história, que devem ser ordenados corretamente. Deixe os grupos praticarem durante 10 minutos com seus pares e depois apresentem para o restante da classe.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...