×
Loading ...

Ideias de aulas de arte sobre Michelangelo para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Mais conhecido por seu trabalho no teto da Capela Sistina, Michelangelo Buonarroti é um dos artistas mais celebrados da história. Nascido em 1475 em Toscana, foi um pintor e escultor de sucesso em vida. Quando ensinar crianças sobre a vida e arte de Michelangelo, projetos de arte vão ajudá-las a entender as conquistas desse renomado artista.

O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desenhando no teto

Por cinco anos, Michelangelo trabalhou pendurado em andaimes suspensos conforme pintava o teto da Capela Sistina. Quando ensinar seus alunos sobre suas pinturas e particularmente esse trabalho no teto, faça com que eles prendam um pedaço de papel abaixo de suas mesas. Elas devem se deitar abaixo dela e pintar ou desenhar no papel. Estudantes mais novos podem trabalhar com giz de cera ou lápis de cor. Os mais velhos devem trabalhar com tinta têmpera ou acrílica. Depois que eles tenham terminado, discuta sobre como foi trabalhar dessa maneira, e como deve ter sido para Michelangelo fazer isso durante 5 anos.

Loading...

Estudos artísticos

Um estudo artístico é quando um artista tenta replicar o trabalho de outro para ganhar mais conhecimentos sobre as técnicas usadas. Faça que os estudantes escolham uma pintura de Michelangelo para copiar e forneça imagens de referência. Em um pedaço de papel, eles devem tentar imitar o estilo, cores e técnicas do pintor. Essa aula dará aos alunos mais compreensão sobre como ele criava as pinturas, e a atenção aos detalhes ao pintar cada uma.

Esculturas de sabão

As esculturas de Michelangelo, como o Davi, foram esculpidas em mármore ao invés de modeladas em argila. Para ensinar às crianças sobre as técnicas usadas, dê a cada um barras de sabão e pequenas talhadeiras e martelos. Cada um deve escolher um objeto para ser esculpido, e esculpir o sabão na forma correta. Alternativamente, você pode deixá-los criar suas próprias esculturas.

Considerações

Quando usar essas ideias de aula com crianças menores, você pode descobrir que os estudantes ficam desencorajados por seus trabalhos serem inferiores aos de Michelangelo. Como professor, você deve dar apoio e elogiar o esforço de cada um para garantir que eles não desistam, principalmente quando trabalharem no estudo artístico ou na escultura de sabão. Você pode também considerar fazer uma exposição de arte na sala, para que as crianças exibam suas esculturas e pinturas, e fazer com que cada um liste uma coisa que gostam sobre cada obra, deixando-as confiantes e orgulhosas de seus trabalhos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...