Mais
×

Ideias para usar como base de uma mesa de centro

Atualizado em 17 abril, 2017

É possível fazer uma base de mesa de centro com praticamente qualquer objeto, desde que o topo permita que um tampo fique reto por cima. Ao usar um material diferente e interessante como base da mesa, é ideal colocar um tampo de vidro por cima, para permitir que a base fique visível.

Use um tampo transparente para exibir a base da sua mesa de centro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pneus de borracha

Os amantes de carros podem criar uma mesa de centro temática usando pneus antigos de carro. Esse tipo de base funciona muito bem com tampos redondos de vidro. Simplesmente empilhe pneus suficiente até alcançar a altura desejada e prenda-os usando látex líquido. A textura da borracha evitará que o vidro escorregue, então tudo que você precisa é colocar o pedaço de vidro por cima do último pneu.

Livros velhos

Empilhe livros velhos para criar uma mesa de centro com tema literário. Não os coloque diretamente por cima um do outro, mas em ângulos diferentes, deixando as pontas para fora. Coloque o livro mais interessante ou mais decorativo por cima. Será necessário fazer duas pilhas, dependendo do tamanho do tampo da mesa. Se for usar duas pilhas, use uma régua para garantir que elas tenham a mesma altura. Arranque algumas páginas de um dos livros velhos, do meio da pilha, para que fique aparente, até alcançar a altura desejada. Quando estiver nivelado, cole os livros e coloque o tampo de vidro por cima.

Papel machê

Transforme um simples bloco de madeira em uma base de mesa de centro abstrata usando papel machê. Selecione um bloco com dimensões adequadas para o seu tampo de mesa. Rasgue tiras de jornal velho, mergulhe em cola PVA e prenda-as no bloco, formando camadas. Molde conforme for grudando, adicionando mais camadas de papel em locais diferentes, criando curvas, protuberâncias ou solavancos. Deixe secar durante a noite a cada quatro camadas. Quando terminar, deixe secar bem e, em seguida, pinte com tinta acrílica e finalize com uma última camada protetora de cola PVA.

Base mosaica

Transforme um vaso de cimento simples em uma base para mesa de centro. Escolha um vaso com dimensões adequadas e laterais lisas. Em uma superfície resistente ao ar livre, coloque cerâmica velha de diferentes designs, cubra com um pano e quebre com um martelo. Pinte o vaso com uma camada de cola PVA incolor para o tornar menos poroso. Cubra o vaso com rejunte (você pode comprar rejunte colorido em lojas de material de construção) e comece pressionando os pedaços de cerâmica quebrada até que todo o vaso esteja coberto. Deixe secar antes de adicionar o tampo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article