Mais
×

Ideias de bordado para almofadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Revitalize seu lar usando a técnica do bordado em suas almofadas. Bordados personalizados feitos por você adicionam um toque elegante e pessoal a almofadas e travesseiros. Existem muitos tipos de linhas de bordado disponíveis no mercado, desde em cores clássicas até fluorescentes e metálicos. Você pode até mesmo bordar com fitas, miçangas e botões. Você pode encontrar receitas de bordado online, em livros, e em armarinhos especializados.

Bordar palavras nas almofadas da sua mobília é uma forma de mostrar capricho na decoração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bordado

Os bordados podem realçar uma estampa já existente ou adicionar detalhes interessantes a um tecido liso. Para usar o bordado em almofadas, em primeiro lugar escolha um desenho que complemente a decoração do cômodo em que elas serão colocadas. Considere onde e como a almofada será usada. Este tipo de bordado é bastante delicado, por isso é uma boa opção para almofadas decorativas, não para almofadas usadas como assento. Para acrescentar uma terceira dimensão ao bordado, você pode utilizar miçangas ou pequenas pérolas.

Tapeçaria

Projetos de tapeçaria são aqueles costurados sobre uma tela, usando lã de tapeçaria. A tela pode então ser utilizada para fazer novas almofadas ou como capa de almofadas já existentes, por exemplo em um assento de cadeira. Este tipo de bordado é durável, já que a tela inteira é coberta com pontos. Você pode escolher um desenho grande para bordar ou diversos desenhos menores, que combinem entre si. Uma dica é sempre guardar as sobras de lã no caso de reparos precisarem ser feitos.

Ponto cruz

Dependendo do desenho escolhido, o ponto cruz pode ser frágil como os bordados tradicionais ou quase tão durável como o bordado de tapeçaria. Se a receita exige uma grande quantidade de área aberta, então o resultado não será tão durável como seria se fosse escolhido um desenho que cobrisse toda a área do tecido. Tal como acontece com bordados, miçangas e outros enfeites podem ser adicionados ao ponto cruz. Uma peça finalizada frequentemente será semelhante a uma pintura impressionista, dependendo das misturas feitas nas bordas. Uma modalidade bastante popular de receita de ponto cruz é a chamada sampler (painel de amostras), com destaque para padrões diferentes de bordado em uma mesma peça.

Redwork

Redwork é o tipo de bordado feito apenas com linha vermelha. A base pode ser de qualquer cor ou tipo de tecido, contanto que haja contraste suficiente entre o bordado e o tecido. Considere este tipo de bordado para receitas de desenhos relacionados a datas comemorativas, para usar em capas de almofadas especiais que são usadas apenas uma vez por ano. Como o bordado tradicional, este tipo de bordado também é delicado e é bom apenas para uso em peças que não sejam usadas com intensidade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article