Mais
×

Ideias para bordas e muretas de jardins

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma das mais fáceis e belas formas de realçar seu jardim é criar bordas decorativas em volta dos canteiros de flores e ao longo de caminhos. Isso pode ser tão simples quanto cortar uma divisão reta entre os canteiros e a grama ou tão complexo quanto criar um projeto elaborado usando materiais decorativos de paisagem.

Mureta de pedras

Bordas naturais

Criar uma borda natural para seu canteiro é relativamente fácil: corte um espaço entre o canteiro e a grama. A melhor ferramenta para fazer isso é uma pá de bico com lateral achatada, que pode criar um corte claro entre a grama e o canteiro. Essas pás podem ser encontradas em qualquer loja de materiais de casa e jardim ou em uma floricultura local. Elas são relativamente baratas, mas você vai descobrir que valem o próprio peso em ouro quando se trata de criar divisões de jardins. Se você estiver começando uma borda desde o início, disponha uma corda e siga sua linha com a pá, cortando fundo a grama e o solo. Isso vai deixar uma linha quebradiça delimitando a beirada do seu jardim. Uma vez que a borda natural do jardim esteja feita, será muito fácil mantê-la usando sua pá para cortar de novo qualquer grama ou ervas daninhas que crescerem. Você também pode usar um aparador de grama manual ou elétrico pra aparar os cantos.

Borda de plástico

Após delimitar o espaço, muitos produtos de plásticos para separação de canteiros podem ajudar a manter seu formato, impedindo que a grama se espalhe novamente. Eles são flexíveis por natureza e podem se curvar e ser martelados de volta. Quando instalados de forma correta, são dificilmente notados e vão manter a aparência natural dos seus canteiros. Alguns dos modelos disponíveis são de fato mantidos no lugar pelas raízes de grama que crescem ao longo deles. Há também os que são feitos com um plástico denso, que são duradouros e feitos para manter por muito tempo.

Tijolos e pedras

Para dar a aparência de uma delimitação mais exata ao seu jardim ou caminho, bordas feitas de pedras ou tijolos de pavimentação têm se tornado opções populares. Existe uma série de estilos e formatos. Esses produtos são extremamente duradouros e, se colocados de forma correta, duram por anos. A única manutenção será remover periodicamente alguma grama ou erva daninha que cresça na borda. Já que os tijolos formam uma barreira sólida entre a grama e o canteiro, aplicar um veneno para grama e para ervas daninhas regularmente manterá a borda com uma aparência ordenada e arrumada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article