Ideias para brincadeiras com água e areia para pré-escolares

Escrito por michelle brunet | Traduzido por giovanna primon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para brincadeiras com água e areia para pré-escolares
Pré-escolares podem desenvolver habilidades sociais e motoras ao brincar com areia e água (sand castle image by Paula Gent from Fotolia.com)

Atividades com areia e água mexem com o tato, visão e audição. De acordo com o site Better Kid Care da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, crianças em idade pré-escolar usam sua imaginação e desenvolvem habilidades sociais e funcionais quando participam dessas atividades envolvendo os sentidos. Elas também aprendem novas palavras e conceitos científicos, como flutuar e afundar.

Brincadeiras de faz de conta com água

Permita que as crianças tenham uma hora livre para brincar com a água para poder explorar e usar a imaginação. Forneça uma bacia de água, brinquedos de louça, copos plásticos e potes, borrifadores, bonecas de plástico, corante alimentício, funis e outros materiais. As crianças podem fingir que são adultos dando banho em uma boneca ou lavando a louça ou ainda bombeiros apagando o fogo. Elas podem adicionar corante alimentício na água para ver o que acontece ou podem observar a água fluindo através de um funil. Crianças praticam as habilidades motoras ao encher e esvaziar potes. Também pode-se dar a elas vários potes com buracos em tamanhos variados para que elas possam observar diferentes fluxos de água.

Brincadeira livre com areia

Monte uma grande caixa de areia e dê às crianças baldes, carriolas, pás, rastelos, funis, carimbos, rolos de macarrão, entre outras ferramentas. Pré-escolares podem fazer castelos de areia ou outros modelos. Eles podem ouvir a areia ao passá-la por um funil. Eles também podem usar a imaginação e fingir que estão plantando um jardim ou trabalhando em um sítio arqueológico.

Atividades com bolhas

Misture meio copo de detergente líquido com 2/4 de água em um balde largo. Forneça itens para as crianças assoprarem e fazerem bolhas, como canudos, garrafas plásticas sem o fundo, cabides e funis. Elas poderão observar bolhas de tamanhos variados com cada ferramenta que usarem.

Caça ao tesouro

Em uma caixa cheia de areia, enterre diferentes tesouros para as crianças encontrarem. Esconda bolinhas de gude, moedas, anéis de plástico, carrinhos de brinquedo ou ovinhos de plástico com adesivos dentro. Cada criança deve ter a chance de cavar e achar um tesouro.

Atividade de boiar e afundar

Encha uma bacia grande ou uma piscina montável com água. Forneça às crianças rolhas, pedras, barras de pedra-pomes, madeira, maçãs, moedas e chaves. Diga à elas para adivinhar quais itens boiarão e quais afundarão. Elas podem, então, testas as predições.

Inspirações

Através da observação durante a hora da brincadeira, você pode trazer mais atividades com água e areia. A Universidade Estadual da Pensilvânia, por exemplo, recomenda que você faça uma atividade onde as crianças, caso gostem de piratas, façam barcos para que possam brincar na bacia ou na piscina montável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível