Mais
×

Ideias de caça ao tesouro para Lobinhos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os Lobinhos, membros mais jovens dos clubes de escoteiros, seguem um programa de escotismo com base em atividades que estimulem o condicionamento físico, a cidadania e a educação. A faixa etária dos Lobinhos varia de 7 a 10 anos de idade, e sua associação se concentra em aprender fazendo. As atividades práticas servem tanto para estimular a compreensão quanto para prender a atenção desses jovens meninos. As atividades de caça ao tesouro proporcionam aventura e emoção, enquanto ensinam também habilidades importantes do escotismo.

Procurar por um tesouro pode ser educativo para Lobinhos (treasure chest image by sumos from Fotolia.com)

Confecção de mapas

Jovens escoteiros precisam aprimorar suas habilidades de leitura de mapas para mais tarde participar de aventuras no escotismo. Confeccionar um mapa do tesouro é a maneira ideal de colocar as habilidades de cartografia em prática e compreender o propósito dos mapas. O chefe dos escoteiros deve iniciar a atividade revisando um livro sobre mapas do tesouro e tesouros enterrados, incluindo amostras de mapas que os Lobinhos possam estudar. As equipes de escoteiros podem esconder caixas que contenham tesouros, como pequenos brinquedos ou ferramentas, em um parque ou acampamento local. A equipe deve trabalhar em conjunto para analisar a área e desenhar um mapa que aponte a localização da caixa do tesouro. Os mapas devem incluir desenhos de pontos de referência, tais como grandes árvores ou edifícios. O local onde o tesouro está deve ser marcado com um X. As equipes podem trocar os mapas para localizarem os tesouros escondidos.

Caça ao tesouro na natureza

As crianças adoram gincanas e caças ao tesouro, então uma caça ao tesouro na natureza deverá ser uma atividade divertida para os Lobinhos. As equipes recebem listas de características diferentes dos tesouros, como "algo brilhante" ou "algo enterrado." Usando recursos como câmeras, os grupos de escoteiros podem desfrutar de um passeio guiado pela natureza enquanto procuram e fotografam itens que correspondam às descrições do tesouro. "Alguma coisa brilhante" pode ser manchas de mica sobre uma pedra, e "algo enterrado" pode ser as raízes das árvores, parcialmente visíveis. Cada equipe encontrará diferentes itens com base em sua percepção dos tesouros naturais. Esta atividade de caça ao tesouro na natureza reforça a apreciação da sua beleza e ensina as crianças a respeitarem o meio natural, não perturbando ou removendo dele quaisquer itens.

Tesouro enterrado

Procurar por um tesouro enterrado requer que os escoteiros sigam as instruções com cuidado, pois o tesouro não é visível ao nível do solo. Grupos de seis Lobinhos recebem um mapa e duas pás. O baú do tesouro foi enterrado com antecedência pelo chefe escoteiro, seja na areia de uma praia ou numa grande área de terra. Os escoteiros devem escolher duas pessoas para lerem o mapa, duas para cavar e duas para conduzir. Quando o local do tesouro for apontado pelos leitores, os escoteiros responsáveis por cavar iniciam o trabalho, retirando a areia para encontrar o baú. Os condutores deverão levá-los de volta à base. Esta atividade de pesquisa incentiva o trabalho em equipe e a delegação de responsabilidades.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article