Mais
×

Ideias de cardápio para uma festa havaiana

Atualizado em 20 julho, 2017

O Luau é uma tradição havaiana iniciada em 1819. Antes disso, as pessoas eram separadas por gênero durante as refeições e alguns pratos especiais eram reservados apenas para os do alto escalão. O rei Kamehameha II decidiu que as festividades deveriam ser compartilhadas por todos, então foi estabelecido o luau. Caso seja originário da Polinésia ou queira celebrar a tradição daquele povo, existem alguns pratos que podem ser servidos no cardápio de uma festa havaiana.

"Lu'au" refere-se a um prato feito de frango e folhas de taro assados ou cozidos no vapor em leite de coco (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Pratos principais

O porco Kalua é um prato principal comum em um luau. Tradicionalmente, um porco inteiro é defumado por horas embaixo da areia com carvão quente, mas é possível fazer seu próprio Kalua no forno ou panela elétrica com pernil de porco, sal e fumaça líquida (essência aromática defumada). Laulau é outro prato típico feito de coxas de frango, costelas de porco desossadas e peixe manteiga (butterfish) embrulhados em folhas grandes e cozidos no vapor por até seis horas. Caso queira utilizar a churrasqueira para o luau, experimente fazer frango Huli Huli: uma mistura de suco de abacaxi, vinho branco, molho de frango, molho de soja, ketchup, gengibre e molho inglês que é passada nas coxas, asas e peito de frango, e então grelhados vagarosamente em uma churrasqueira.

Do mar

O camarão é um item tradicional de um cardápio de festa havaiana e pode ser preparado de várias formas; grelhe o camarão na churrasqueira e sirva com suco de laranja lima, asse-o com uma camada de macadâmia triturada para dar um toque crocante ou frite o camarão empanado com cerveja de coco. O salmão Lomi é um prato feito com salmão salgado ou enlatado misturado com tomate sem pele e cebola doce. A mistura é servida fria com fatias de cebola verde por cima.

Complementos

Poi é um prato à base de amido que é feito com raízes de taro amassadas e cozidas, deixadas em água até atingir uma consistência cremosa. Poi pode ser servido espesso ou mais fino, dependendo da preferência, e comido com sal ou açúcar. Rolos de taro são pequenos pães feitos com farinha de taro que tem um tom distinto de roxo; essa planta é um dos principais cultivos nas ilhas do Havaí. Fazer pães com essa farinha tornará o prato interessante, o que com certeza fará com que seus convidados se lembrem.

Sobremesas

Nenhum luau está completo sem alguma autêntica sobremesa havaiana. Uma das mais populares é a haupia, um creme feito com amido de milho, leite de coco, açúcar e água, servido em uma travessa com folhas grandes de ti (Cordyline fruticosa). Incorpore uma fruta havaiana nativa com um delicioso bolo de goiaba, feito com uma mistura para bolo instantâneo sabor morango, suco de goiaba e recheio feito à base de cream cheese, coberto com creme chantilly e mais suco de goiaba. Para os chocólatras, asse um bolo de chocolate com macadâmia e cubra com calda de chocolate.

Mai Tai

Os convidados irão amar um leve e refrescante Mai Tai para complementar todos os pratos típicos. Esse drinque é feito com rum claro, rum jamaicano, xarope de amêndoas Orgeat francês, Curaçao de laranja, xarope doce, limão e suco de laranja. Todos os ingredientes são batidos com gelo e servidos com folhas de hortelã e fatias de abacaxi.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article