Ideias para cartões de fidelidade

Escrito por elizabeth smith | Traduzido por ingrid marçal
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Ideias para cartões de fidelidade
Cartões de fidelidade premiam os clientes mais leais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cartões de fidelidade são parecidos com os cartões de visita e algumas companhias os usam para premiar os clientes mais fiéis oferecendo itens gratuitos ou descontos na compra de um determinado número de produtos. Lojas que vendem pequenos itens usam cartões fidelidade frequentemente, mas há opção de cartões para todo tipo de negócio. Cartões de fidelidade podem ser um incentivo para o cliente voltar ao seu estabelecimento.

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Item gratuito

O tipo mais comum de cartão fidelidade é aquele distribuído em restaurantes e cafés, prometendo algum produto gratuito após a compra de determinado número de itens similares. Um café, por exemplo, pode oferecer, gratuitamente, um item do cardápio após compras sucessivas de algo no mesmo valor que o item oferecido. O cartão de fidelidade deve ser numerado de um a cinco, e o caixa é o responsável por marcar quanto o cliente já comprou após cada pagamento. Esse tipo de cartão pode ser a motivação para o cliente escolher seu estabelecimento quando há várias opções de qualidade equivalente.

Cliente associado

Para conseguir mais clientes, você pode oferecer um cartão fidelidade de associado. Esse tipo de cartão funciona da mesma forma que o cartão para itens gratuitos, a diferença é que este possibilita ao cliente ganhar ou obter um segundo item por metade do preço caso compre algo no preço integral. Promoções como essa asseguram que o cliente irá comprar um item adicional e aumenta as chances de você conseguir fazer negócio com outra pessoa, ou seja, o amigo do cliente que ganhou o item gratuito.

Descontos

Se seu negócio ainda é pequeno e não permite oferecer itens gratuitos aos clientes, considere criar um cartão de fidelidade para descontos. Programas de desconto funcionam bem para a maioria dos negócios que oferecem serviços e produtos. Firmas de marketing, por exemplo, podem dar ao cliente 20% de desconto quando for feito o terceiro pedido ou pode incluir grátis um modelo de cartão postal para o relatório anual. Esse tipo de programa de fidelidade demonstra apreço pelos clientes que trazem seus negócios para a mesma firma e podem ajudar a fortalecer o relacionamento empresa-cliente.

Seu negócio já é referência

Se você já possui um negócio há muito tempo e já é referência em seu ramo de atuação, considere uma versão do cartão de fidelidade que ofereça vantagens tanto para os antigos quanto para os novos clientes. Distribua cartões de desconto para os clientes, e permita que eles passem esses cartões para familiares ou amigos, e quando eles forem até o estabelecimento para usar o cartão, envie um novo cartão de descontos para o cliente junto com um agradecimento por ele ter indicado o negócio a um conhecido.

Vendas especiais

Cartões de fidelidade que oferecem acesso a algum tipo de promoção especial podem aumentar, significativamente, as vendas em lojas de varejo. Para isso, crie um cartão que registre o número de compras do cliente. Quando esse número atingir determinado valor, o cliente pode ser chamado para uma sessão de vendas só para clientes especiais após o horário de expediente, por exemplo. Isso cria uma atmosfera de exclusividade.

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