Ideias caseiras para reparar buracos em cascos de barcos

Escrito por kris borinski | Traduzido por ismar junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias caseiras para reparar buracos em cascos de barcos
Economize dinheiro consertando o seu barco (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os proprietários de barco precisam lidar com vários problemas de manutenção e correção na parte eletrônica e em danos no casco. Este último, na maiorias das vezes, é bem espesso, mas muitas vezes pode ser furado por objetos pontiagudos ou rígidos que ficam abaixo da linha da água ou até em colisões com outras embarcações. Os reparos em cascos costumam ser caros, mas os proprietários, com um pouco de conhecimento e as ferramentas corretas, podem fazer os consertos necessários por conta própria.

Reparando fibra de vidro

Retire o barco da água. A maioria dos barcos modernos é feita de fibra de vidro. Se o buraco for maior do que 30 cm, você deverá procurar um profissional para executar o serviço pois poderão ter ocorrido danos estruturais no barco. Para os furos menores, use uma serra sabre para recortar a parte danificada e empurre as bordas para dentro em um ângulo de 45°.

Materiais e métodos

Corte um pedaço de papelão, madeira compensada ou alumínio um pouco maior do que o buraco. Tampe o buraco pelo lado de fora do barco com filme plástico e fita adesiva sobre um dos itens citados anteriormente. Adicione um camada de gel coat no local. Recorte vários pedaços de fibra de vidro; vá preenchendo o furo por dentro do barco alternando camadas de fibra de vidro com uma camada de resina própria para esse material. Desbaste as bordas de cada camada com uma lixadeira para assegurar que o epóxi fique fixo.

Finalizando o trabalho

Depois de seco, retire a peça externa de plástico, lixe e dê polimento na área que foi reparada. Aplique primer, pinte e encere até que a área reparada fique no mesmo nível do resto do casco. Para mais detalhes sobre como fazer reparos em fibra de vidro, consulte a seção de "Recursos".

Arranhões e lascas

Limpe e raspe com sabão e acetona. Utilize resina de fibra de vidro à base de epóxi para preencher o defeito, deixe secar, lixe, lustre e cubra com gel coat. Se quiser fazer um acabamento melhor, pinte e encere o local.

Reparos em madeira ou metal

Os barcos feitos com placas de madeira ou alumínio que têm furos no casco podem ser reparados através do uso de materiais maiores do que o buraco, com rebites, soldas ou parafusos, e vedação com cola epóxi à prova d'água. Madeira e alumínio não possuem múltiplas camadas como a fibra de vidro e requerem apenas alguns materiais para o reparo. Usando pano de vidro com resina epóxi, você poderá consertar e reforçar o remendo feito no casco de madeira.

Botes infláveis

Os botes infláveis que apresentarem vazamentos podem ser reparados com um remendo de vinil e cola epóxi. Basta colocar um pedaço de vinil colado no buraco. Teste o furo após a colagem, jogando água sobre ele e vendo se há bolhas. Se não houver bolhas, a colagem está correta. Se elas aparecerem, reaplique a lona certificando-se de que ela fique totalmente plana para vedar o vazamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível