Ideias de atividades para retiros

Escrito por david mcguffin | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de atividades para retiros
Brincadeiras podem ser um jeito engraçado de refletir sobre as experiências que os participantes têm enquanto estão no retiro (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Se você está indo para um retiro, seja com membros da família, da igreja, com um grupo religioso ou de negócios, é importante oferecer uma quantidade de atividades que eduquem e relaxem os participantes ao mesmo tempo que permitam o florescimento de conexões entre as pessoas. Brincadeiras programadas podem ser um caminho eficiente para impactar os participantes durante o retiro.

Outras pessoas estão lendo

Divertimento

Divertimento e brincadeiras são dois dos mais importantes aspectos para se proporcionar uma atmosfera de renovação e relaxamento. Portanto, usar brincadeiras ou jogos de charada pode proporcionar um divertimento para manter o grupo ligado. Colocar brincadeiras divertidas logo de imediato no programa do retiro também ajuda a estabelecer o tom para derrubar certas barreiras pessoais dentro do grupo. Você também pode escolher ter diferentes núcleos de participantes apresentando suas próprias brincadeiras para o resto do grupo ao longo de diferentes horas durante o retiro. Outra ideia pode ser criar enredos engraçados do passado do seu grupo e ter os participantes representando estes enredos em forma de paródia.

Normas

Se você tem um grupo recém-formado ou está visitando uma área de retiro com regras e regulamentos específicos, pode querer introduzir normas para o pessoal logo cedo, nas primeiras horas do retiro, através de brincadeiras. Dependendo do grupo, se você tem um grande conjunto de regras para implantar, pode escolher dividi-las entre vários participantes do retiro, os quais, por sua vez, mostram o seu próprio conjunto de regras para o resto do grupo. Usar brincadeiras para ensinar normas é uma maneira poderosa de engajar as pessoas na revisão de informações, que é em geral enfadonha e acompanhada de pouca atenção.

Dramatizando

Se parte do retiro é produzir crescimento pessoal ou coletivo, você pode usar a dramatização como uma ferramenta educacional para ensinar os participantes. Em geral, papéis são desempenhados com sucesso quando há graus mais elevados de instrução ou quando são formatados para que os participantes saibam o que se espera deles. Além disso, se você é capaz de fornecer um exemplo de uma dramatização e desempenhá-la com os líderes do retiro ou com a equipe de manutenção, isto pode vir a estabelecer um alto padrão ao qual os participantes possam aspirar com suas próprias dramatizações.

Fechamento

Trazer uma brincadeira ao final do retiro é uma forma poderosa de questionar e refletir sobre tudo o que aconteceu na vida dos participantes enquanto lá estavam. Dependendo do tipo de organização para a qual esteja planejando um retiro, você pode querer considerar mudanças na brincadeira de modo a refletir certos aspectos, tais como crescimento pessoal ou dinâmica de grupo. Outra ideia para o questionamento das atividades pode ser fazer com que cada participante atue em uma charada de um minuto sobre sua experiência no retiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível