×
Loading ...

Ideias para cobrir janelas e manter a temperatura

Atualizado em 21 novembro, 2016

Existem três maneiras pelas quais o calor pode ser perdido através de uma janela: condução, radiação e convecção. A condução ocorre quando o calor passa através de uma fonte como o vidro. A radiação é o calor que vem diretamente de uma fonte de luz, como o sol ou lareira e a convecção é quando o calor é transferido no ambiente pelo movimento do ar. Ideias para cobrir a janela e manter a temperatura levam em consideração esses princípios.

Cortinas com um tecido firme podem melhorar o isolamento (Red brick and white curtains image by MPfoto from Fotolia.com)

Cortinas

As cortinas fornecem um espaço de ar entre a janela e o resto do cômodo. Usar materiais duros e firmes é uma forma de melhorar o isolamento. Adicionar cornijas em cima e cortinas que cheguem até o chão é um modo de deixar o ar preso na janela. Isso reduz a quantidade de calor transferida para essa área. Dobrar as camadas das cortinas também ajudará a reduzir a quantidade de calor perdida. Elas precisam ser penduradas bem perto da janela para reter melhor o calor.

Loading...

Persianas e venezianas

Ao contrário das persianas, as venezianas são penduradas uniformemente a uma distância da janela e podem reter bem o calor. A maioria das venezianas ajuda a reduzir a perda de calor por isolamento. As persianas romanas também isolam a janela porque é necessário mais material para construí-las. Uma manta para janela pode ser comprada ou produzida. Elas são venezianas com um material de isolamento entre dois pedaços de tecido. As persianas celulares ou cortinas favo de mel também prendem o ar em suas estruturas, provendo isolamento.

Inserção de espuma

Placas feitas de espuma, como o poliestireno, podem ser colocadas na janela com broches ou fita magnética para caberem na moldura.

Janelas de tempestade

As janelas de tempestade fecharão rachaduras e aberturas que esfriam uma sala quente. Existem janelas internas e externas desse modelo. As internas ficam por dentro utilizando broches e fitas magnéticas. As externas geralmente são customizadas. É possível encontrar modelos que ficam na janela durante o inverno ou janelas de tempestade operáveis que podem permanecer o ano inteiro.

Folhas de plástico ou fita

Plástico filme que não enruga ou enverga pode ser usado como um isolador interior ou exterior. O calor de um secador de cabelo pode selar o filme na janela. Outra opção é pegar qualquer plástico duro, como plástico bolha, e colar com fita na moldura da janela. Você também pode comprar uma fita especial para selar rachaduras e isolar janelas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...