Mais
×

Ideias para fazer uma colcha de retalhos com crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer uma colcha de retalhos é uma forma de arte antiga, suas técnicas são passadas de uma geração para outra. Essa era apenas uma maneira econômica de usar pedaços de tecido de roupas desgastadas, hoje as colchas nesse formato tem evoluído como uma forma de arte. Existe uma variedade infinita de colchas com padrões e desenhos, mas quando você quer fazer uma colcha de retalhos pela primeira vez ou se deseja incluir as crianças em um projeto com essa arte, mantenha-o o mais simples possível. Quando a criança consegue terminar o processo com sucesso, a experiência será mais gratificante e memorável e provavelmente irá levá-la a querer fazer outros projetos desse tipo.

Quando a criança consegue terminar o processo com sucesso, a experiência será mais gratificante e memorável (RL Productions/Digital Vision/Getty Images)

Mosaicos de papel

Apresente a história da tradição de fazer colchas de retalhos com um era feita para as crianças com um projeto de pedaços de papel papel. Converse com as crianças sobre como as colchas são feitas, incluindo o planejamento passo a passo, corte e remendo que são necessários ao fazer um padrão com os retalhos. Dê a cada criança um pedaço de 30,48 cm de papel, uma régua, uma pilha de revistas e um par de tesouras. Peça às crianças para cortar nove quadrados de 10,16 cm da revista e organizá-los no pedaço de papel. Peça às crianças para colar os quadrados no lugar. Fazendo isso você dará às crianças a prática de remendar padrões juntos em um projeto do tipo mosaico, trabalhando com materiais encontrados de uma forma que seja interessante.

Desenhando e montando

Escolha um tema para a sua colcha de retalhos, divertindo no verão, animais, plantas, pessoas favoritas, insetos ou esportes. Dê a cada criança um quadrado de papel de 30 cm e peça a cada criança para desenhar algo relacionado ao tema no pedaço de papel. Explique que isso é chamado de um esboço. Depois de aprovar cada desenho e fornecer o feedback quando necessário, dê a cada criança um pedaço de tecido de algodão em branco e peça a cada criança para re-fazer o seu desenho usando canetas para tecido, pincéis permanentes ou lápis de cor. Prenda cada desenho já pronto no tecido sobre uma superfície e reorganize-os até que a colocação deles pareça harmonizada. Costure esses pedaços de tecido em conjunto para se tornar a parte de cima de uma colcha de retalhos.

Redefinindo

Depois de conversarem sobre a história da fabricação da colcha de retalhos com as crianças, peça a cada criança para contribuir com uma camiseta, um cobertor, fronha ou peça de roupa velha que vai ser cortada em forma de um quadrado para ser usada na colcha. Converse com as crianças sobre as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e as cores frias (azul, verde e violeta), e peça a elas para te ajudar a identificar o esquema de cor dominante de cada pedaço de tecido. Arrume-os em um padrão alternado, posicione as extremidades juntas e costure.

Sinais, símbolos e linguagens secretas

Converse com as crianças sobre a história de como colchas penduradas em varais serviram como mensagens secretas e códigos direcionando escravos fugidos para lugares seguros. Peça a cada criança para criar e desenhar um símbolo e discuta o significado que cada criança atribui ao símbolo. Desenhe os símbolos em pedaços de feltro e cole-os ou costure-os em quadrados de tecido. Costure os quadrados de tecido na parte de cima da colcha.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article