×
Loading ...

Ideias para colunas e guarda-corpos de varandas frontais

Atualizado em 17 abril, 2017

Em termos arquitetônicos, varandas são extremamente importantes para a aparência geral de uma casa. Ela não só serve para receber visitantes, como também acrescenta muito à atratividade da residência. Seus elementos, incluindo colunas e guarda-corpos, devem combinar com o estilo e os materiais do resto da casa, bem como com a vizinhança. Opções a serem consideradas para pilares e grades incluem diferentes materiais, estilos e acabamentos que terão impacto no custo, durabilidade e aparência geral da varanda.

A varanda é extremamente importante para a aparência de uma casa (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Colunas dóricas

Colunas dóricas, o estilo utilizado no Parthenon, oferecem um visual clássico oriundo dos pilares canelados sem base, com capitéis circulares que suportam um bloco quadrado liso no topo. Elas estão disponíveis em madeira, fibra de vidro, concreto pré-moldado ou pedra natural, em uma variedade de preços e aparências. Fibra de vidro é a opção mais barata, enquanto que pilares de pedra natural trazem um visual mais elegante.

Loading...

Colunas jônicas

Outro estilo clássico de coluna, o jônico, usado no Coliseu de Roma, é mais ornamentado do que as colunas dóricas. Elas trazem volutas em espiral na parte superior e um eixo mais delgado. Ao contrário de colunas dóricas, elas são compostas também por bases ornamentadas. Tal como acontece com as versões dóricas, pilares jônicos estão disponíveis em diversos materiais, incluindo pedra natural, concreto pré-moldado, fibra de vidro e madeira.

Colunas corítias

Populares em casas do sul dos Estados Unidos, colunas coríntias trazem um visual clássico ainda mais ornamentado do que as colunas jônicas. Com eixos delgados e canelados, colunas coríntias também apresentam capitéis ornamentados com inscrições, flores e folhas.

Colunas toscanas

Colunas toscanas trazem um visual mais simples e limpo, com capitel e base sem adornos. Apesar de terem um design clássico, eles combinam muito bem com a arquitetura contemporânea e estão disponíveis em madeira, pedra, concreto pré-moldado e fibra de vidro.

Colunas de seção circular ou quadrada

Para um visual mais contemporâneo, pilares básicos de seção circular ou quadrada estão disponíveis com uma gama de opções de adornos na parte superior e inferior. Pode-se escolher entre uma diversa gama de materiais, incluindo madeira, fibra de vidro e PVC.

Balaustradas

Balaustradas, postes que suportam as grades da varanda, podem ser feitas a partir dos mesmos materiais utilizados para as colunas, ou com materiais contrastantes para trazer maior interesse visual. As opções incluem madeira, metal, pedra e fibra de vidro. Balaustradas variam em tamanho, forma e estilo, de simples a muito ornamentadas, com cores que complementam ou contrastam com a fachada da casa. Elas podem ser espaçadas em intervalos regulares ou em agrupadas para um resultado ainda mais interessante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...