Ideias para Comemorar a Aposentadoria

Escrito por raleigh hansman | Traduzido por marcelo couto
Ideias para Comemorar a Aposentadoria
Aposentadoria (Glass jar with change and Retirement label image by torben from Fotolia.com)

Aposentadoria, seja sua, de alguém na sua família, de um amigo ou colega, é motivo de celebração. Se a pessoa que está sendo homenageada está se aposentando de vez ou de um determinado emprego, como o militar, uma festa está certamente a caminho. Grande ou pequena, planejada ou surpresa, uma celebração de aposentadoria dá a todos a oportunidade de reconhecer o aposentado, parabenizá-lo pelas suas realizações, apoiar sua transição e desfrutar da companhia um do outro.

Noite de desgustação de vinhos

Para um aposentado que é fã de vinhos, ou mesmo conhecedor, considere um evento de degustação de vinhos. Alugue uma sala de banquetes de um restaurante que seja grande o suficiente para acomodar seus convidados. Antes da celebração da aposentadoria, visite o restaurante para conhecer a carta de vinhos. Escolha alguns vinhos para serem degustados. Para ter uma boa variedade, escolha de 2 a 3 tintos, de 2 a 3 brancos e de 2 a 3 espumantes. Se o restaurante oferecer vinhos locais, pegue 1 ou 2 também. Estime o número de convidados e compre o suficiente para que cada pessoa beba cerca de 3/4 de uma garrafa. Por exemplo, se você tiver 20 convidados que bebam, deve-se ter aproximadamente 15 garrafas de vinho. Embora seja apenas uma degustação, deve-se garantir que todos possam mais do que apenas provar o vinho. Pergunte ao restaurante se é possível contratar bartenders para servir durante a noite. Assim você evita que os convidados sirvam-se e que o vinho acabe logo. Além disso, o bar ou restaurante pode ter a necessidade legal de disponibilizar um bartender ou algum funcionário para servir as taças. Pode-se deixar claro para todos que bebidas adicionais podem ser compradas do bar ou restaurante. Forneça uma seleção de aperitivos leves.

Sai mais barato fazer a festa de aposentadoria na casa de alguém. Peça aos convidados para trazer seu vinho favorito. Forneça aperitivos leves e muitos copos descartáveis para serem usados na degustação. Todos terão a oportunidade de mostrar seu vinho predileto ao comemorar a aposentadoria de um amigo ou colega.

Churrasco no quintal

Um churrasco no quintal é sempre uma ótima maneira de reunir pessoas para comer e beber. Ao fazer um churrasco no quintal, seja na casa da pessoa que está se aposentando ou na casa de um amigo, os convidados podem trazer carnes para assar e bebidas para dividir com todo mundo. Além disso, o ambiente descontraído acaba com a pressão de ter que estar arrumado para ir a um restaurante.

Faça uma exposição de fotos, vídeos ou uma apresentação no computador sobre a vida e carreira da pessoa que está se aposentando. O ambiente mais íntimo é propício para conversas mais longas e uma oportunidade de confraternizar e conhecer pessoas novas.

Pode-se fazer do churrasco no quintal uma festa temática. Uma festa de aposentadoria com tema havaiano pode ter convidados vestidos com as tradicionais camisas havaianas e saias de hula, assim como bebidas, sobremesas e sanduíches de carne de porco assada.

Jogos de quintal também podem ser incorporados à celebração da aposentadoria. Jogos como croqué ou arremesso de argolas podem ser jogados enquanto outras pessoas estão comendo ou conversando.

Festa no escritório

Se a pessoa que está se aposentando está querendo uma celebração rápida ao invés de um evento mais elaborado, uma festa no escritório pode ser a melhor opção. Durante o horário de almoço ou depois do expediente, convide todos que trabalharam com a pessoa para a sala de reuniões ou a cafeteria. Forneça a todos um pequeno lanche se for na hora do almoço, de um restaurante fast food, por exemplo. Essa breve pausa vai dar tempo suficiente para o aposentado celebrar e desfrutar da companhia dos seus colegas de trabalho sem o estresse de uma festa grande.

Se optar por uma festa no escritório depois do expediente, forneça aperitivos leves, como queijo e biscoitos e coquetel de camarão, bem como um pouco de champanhe para um brinde. A festa não terá que durar muito pois as pessoas estarão indo pra casa, mas dará um pouco de tempo ao homenageado para celebrar com seus colegas de trabalho.