Mais
×

Ideias para comemorar o Dia dos Avós em família

Amor verdadeiro
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Não existem palavras mais doces do que vovô e vovó. Que o digam as crianças! E nossos idosos, que já se dedicaram tanto pela família ao longo da vida, merecem tudo o que há de melhor de retorno. É o momento em que as histórias se invertem: aqueles que tanto cuidaram de seus filhos, agora precisam ser cuidados também. E o dia dos avós é o momento para enchê-los de carinho e mostrar-lhes que ainda são importantes. Que tal programar algumas atividades especiais para fazer com esses familiares queridos?

Mãos à obra
Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Jardinagem

Tirar o dia para netinhos e avós terem contato direto com a natureza é um programão e tanto. Todos irão curtir essa atividade. Para quem já passa seus dias dentro de casa, reservar alguns momentos para "brincar" com a terra e as plantas é algo relaxante e uma bela forma de comemoração. Providencie vasinhos, sementes, pás e luvas. As crianças vão adorar ouvir tudo o que os avós têm para contar. E o resultado da brincadeira irá enfeitar a casa.

Família ao redor da churrasqueira
BananaStock/BananaStock/Getty Images

Churrasco em família

Organizar um churrasco para o Dia dos Avós é tudo! Esse é um dos pratos preferidos da maioria das pessoas e um bom motivo para reunir todas as gerações. Seja na casa do vovô ou dos pais, vai ser um momento de muita risada, recordações e histórias para contar. Enquanto a carne estiver assando, a família terá a chance de se reunir, conversar e viver momentos de alegria. Afinal, quem não gosta de um churrascão?

Do tempo da vovó
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Brincadeiras antigas

Na correria do dia a dia, muitas tradições se perdem. Mas os avós são do tempo em que se brincava de roda, esconde-esconde e amarelinha. Se não forem eles a perpetuar esses bons e velhos jogos, quem o fará? E as crianças de hoje, acostumadas com videogames e brinquedos eletrônicos, sempre acabam achando divertidas as brincadeiras simples que os avós "inventam". Fazer bolinhas de sabão com a vovó é o máximo! Nesse dia, é uma ótima pedida resgatar esses momentos. Com certeza, as crianças pedirão bis.

Aprendendo com as novas gerações
NA/Photos.com/Getty Images

Aula no computador

O tempo passou e os avós não acompanharam de perto tantas inovações tecnológicas em que os pequenos já são mestres. Eles dominam o mundo dos computadores, no qual já nasceram inseridos. Que tal nesse dia tirar um tempo para ensinar e mostrar todas as curiosidades dos computadores que para os avós parece algo inacessível? Vale navegar na internet em sites que lhes parecerão mágicos, jogar joguinhos tipo Paciência, ensiná-los a mexer no mouse e a ler as notícias de jornal. Os avós ficarão orgulhosos de como seus netinhos são espertos!

Delícias para o café da tarde
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Culinária com a vovó

Vovó sempre tem receitas maravilhosas! Quando ela abre aquele caderno cheio de anotações, só saem delícias dali. E os netinhos adoram ir para a cozinha mexer na massa, fazer brigadeiros, como uma agradável brincadeira. No dia dos avós, uma boa pedida é preparar o lanche da tarde juntos. Afinal, quem não lembra dos biscoitinhos que só a vovó sabe fazer. A criançada irá adorar misturar os ingredientes e depois provar juntos o resultado desse trabalho conjunto. Enquanto mamãe e papai trabalham, netos e avós se divertem.

Que peixão!
Maria Teijeiro/Digital Vision/Getty Images

Pescaria com três gerações

O Dia dos avós é comemorado em 26 de julho, porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Mas, na verdade, a todo momento, pode ser uma bela ocasião para dar a eles toda nossa atenção e carinho. Por isso, outra boa sugestão do que fazer é programar uma pescaria. O vovô, então, vai adorar! Com certeza, irá contar todos os grandes feitos do passado e os peixes enormes que pescava. No verão, é uma bela pedida.

Imaginação à solta!
Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Histórias e mais histórias

Experimente separar alguns livros infantis e colocá-los nas mãos do vovô e da vovó. A fantasia e o imaginário correrão soltos. Não existe ninguém melhor para contar histórias às crianças do que os avós. Eles têm um jeito todo especial, dramatizam, fazem vozes de animais, de monstros e, no final, os pequenos sempre pedem para repetir. Vale experimentar fazer uma tarde de histórias. Se for ao ar livre então, a farra estará completa.

Besteiras permitidas
Soul/Lifesize/Getty Images

Gracinhas com o vovô

Sabe aquelas besteirinhas que os pais não deixam fazer para disciplinarem os filhos? Com o vovô e a vovó pode. Não é à toa que se comenta que os avós "estragam" os netos. Mas faz parte. É tão delicioso quebrar as regras com eles! Os psicólogos afirmam que esse relacionamento é muito importante para as crianças. Mesmo fazendo com os avós o que os pais não autorizam em casa, elas sabem fazer essa diferenciação e, portanto, a educação não fica comprometida. No dia deles, mais do que justo a farra estar liberada!

Ajuda da vovó
Creatas/Creatas/Getty Images

Artesanato e trabalho de casa

Vovó tem paciência para sentar com os netos e ajudar nos trabalhos escolares. Também gosta de exercer seu potencial criativo ensinando técnicas de desenho, pintura e variados artesanatos, como colagem e até confecção de roupinhas para as bonecas. Coisa de avó e só ela terá aquele tempo disponível para programar essa tarde maravilhosa de arte e criação. Dedicar-se a ensinar os netinhos a fazer o trabalho escolar também garantirá boas horas de convívio e será um belo programa para o dia. E vale complementar com um desenho na TV.

Vamos comemorar!
Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Festa com bolo

Dia de comemoração tem que ter bolo... e brigadeiros! Afinal, a criançada irá logo cobrar a presença dos famosos docinhos. Organize um chá ou café da tarde com torradinhas, sanduichinhos, biscoitos e muita animação. A vovó e o vovô se sentirão mais do que importantes com uma festa só para eles. Vale até comprar chapéus e bolas para enfeitar e animar o ambiente com música. Para completar, as crianças podem fazer cartinhas afetuosas e desenhos para prensenteá-los e depois enchê-los de beijinhos. Com certeza será um dia inesquecível!