Ideias para comer húmus

Escrito por rachel watkins | Traduzido por ellen zanelato
Ideias para comer húmus
O húmus é feito de grão de bico, suco de limão, alho e tahini (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

O húmus, um molho de grãos feito de grão de bico misturado com suco de limão e especiarias tradicional do Oriente Médio, ganhou popularidade nos Estados Unidos como uma alternativa para os molhos ricos em gorduras. O grão de bico dá uma textura similar a de um creme, mas com um perfil nutricional muito melhor. Pobre em gorduras saturadas e rico em proteína e fibra, o húmus pode adicionar um sabor saudável a vários pratos.

Sanduíche de húmus

O húmus pode dar um sanduíche wrap vegetariano satisfatório já que fornece um recheio grosso no lugar da carne. Disponha o pão wrap plano e espalhe uma camada de húmus nele. Encha o resto com folhas, tomate, pepino, abacate, cenoura e outros vegetais desejados. Outros ingredientes mediterrâneos como azeitonas, alcaparras e alcachofras adicionam sabores complementares. Enrole o pão e aproveite. Como alternativa, use pão sírio.

Molho para vegetais

O húmus dá um molho saudável e cheio de sabor para vegetais em tiras e pode ser servido em festas ou consumido como lanche da tarde. O húmus tem menos sal e gordura saturada que os molhos à base de creme de leite tradicionais, e não possui lactose. Sirva com tiras de aipo, pimentão cortado fatias de cenoura ou brócolis cru. Queijo branco, alcachofras, pimenta vermelha ou alho podem ser misturados ou colocados em purê no húmus para dar um gosto adicional ao molho.

Molho para bolacha salgada

Ao invés de queijo e manteiga de amendoim, use húmus como molho para bolachas salgadas para entradas em jantares ou lanches. Finalize com um raminho de coentro ou uma folha de alface. Acrescente uma fatia de azeitona ou tomate. Tente misturar o húmus de alho tradicional com espinafre cozido e adicionar temperos como tahini, cominho, sumagre em pó, sal e pimenta. O húmus também fica bem com pão folha ou salgadinhos.

Pizza

O húmus dá um substituto interessante para o molho de tomate na pizza. O sabor de alho ou pimenta vermelha inesperado no húmus adiciona tempero à pizza. Você pode cobrir a pizza com quaisquer vegetais que você gostar e queijo branco ou parmesão se quiser queijo. Algumas receitas recomendam flores de brócolis ou aspargo como acompanhamentos particularmente bons para o sabor do húmus.