Ideias de construção para um lago de 5.000 litros com cachoeira

Escrito por izzy mcphee | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de construção para um lago de 5.000 litros com cachoeira
Crie um impressionante lago para sua área externa sem gastar muito (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Construa o lago dos seus sonhos gastando pouco, usando materiais que você mesmo pode encontrar na natureza. Use pedras de sua propriedade ou peça algumas aos vizinhos. Compre plantas em lojas de jardinagem e plante algumas com sementes. Facilite a manutenção do lago fornecendo a proporção correta de animais e plantas. Tente cobrir um terço da superfície da água com plantas vivas, que mantêm a água limpa e oxigenada. Lembre-se de usar apenas água sem cloro quando encher o lago, caso contrário seus peixes e bactérias benéficas podem morrer.

Outras pessoas estão lendo

Lago de tilápias

Crie um lago que ofereça alimentos para sua família. É possível criar 130 kg de tilápia em um pequeno lago de 5.000 litros — desde que elas tenham oxigênio suficiente. Em 8 a 12 meses, a tilápia atinge a maturidade, então planeje de acordo com as estações do ano, se necessário. Incorporar uma cachoeira fornece mais oxigênio para a água, contribuindo para os peixes permaneçam em boa saúde. Faça a cachoeira em um ponto mais alto, de forma que caia em uma piscina filtrada com plantas aquáticas antes de cair dentro do lago de tilápias — as lentilhas d'água são ótimos alimentos para esses peixes.

Lago de peixes ornamentais

Os lagos com água aquecida são ótimos para peixes tropicais, como os bettas, Poecilias, os Tetra-néons, os Tetra-cardeais, peixes arqueiros, peixes anjo e coridoras. Os lagos de água fria são bons para os peixes dourados, carpas e trutas.

Pesquise sobre o ambiente dos peixes que você pretende criar. Algumas espécies, como os bettas, gostam da água bastante parada, então amenize a força da cachoeira com pedras, plantas ou ajustando o fluxo da bomba. Espécies como os darters preferem água fria e movimentada. Tente fazer um fluxo superficial para conectar a cachoeira e o lago, regulando o fluxo e a temperatura. Use areia e pequenas pedras como substrato.

Melhore a aparência do lago

Instale iluminação no seu lago e na cachoeira para deixá-los mais bonitos durante a noite. As cores multicoloridas, claras e sólidas estão disponíveis em lojas de jardinagem. Utilize painéis solares para economizar energia. Tente colocar pedras sob a cachoeira para sintonizar a água que cai de acordo com seu gosto. Lembre-se de usar pedras e plantas nativas sempre que possível — elas deixam sua cachoeira e lago com uma aparência mais natural.

Crie um jardim aquático

Crie mais do que plantas ornamentais em seu lago. Tente fazer um bom uso do espaço — como um jardim de plantas aquáticas. Experimente plantar hortelã d'água (Mentha aquatica), pontedéria (Pontederia cordata), capim-limão (Cymbopogon citratus), açoro (Acorus calamus), castanheiro d'água (Eleocharis tuberosa), agrião (Nasturtium officinale) e taro (Colocasia esculenta). Essas plantas podem servir de alimento para sua família ou para as espécies de peixe herbívoras. As plantas aquáticas são vendidas através da internet ou em lojas de jardinagem.

Nesse esquema, a biomassa do peixe ajuda a fertilizar o jardim aquático. Tente também construir suportes para plantações na cachoeira e crie algumas espécies comestíveis verticalmente. Coloque pedras em cima das raízes para evitar que as plantas sejam arrancadas com a pressão da água antes que suas raízes espalhem-se o suficiente para prendê-las firmemente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível