×
Loading ...

Ideias de cores para moldura de janela externa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Escolher cores para áreas externas oferece uma oportunidade de adicionar personalidade a uma casa. Os proprietários podem diminuir o grande número de escolhas possíveis ao se decidir pela melhor técnica de aplicação para esse caso. Essas técnicas incluem pintar molduras com uma cor que combine, contraste ou que repita os detalhes da casa. Cada tipo de aplicação produz um resultado diferente ao ser visto da rua.

Pintar uma casa com molduras e paredes externas da mesma cor produz uma fachada de aparência mais uniforme (house image by Byron Moore from Fotolia.com)

Combine com as tintas externas

As casas pintadas em uma cor predominante -- por exemplo: acabamento, tijolos ou painéis todos da mesma cor -- oferecem uma escolha de cor mais fácil para as molduras externas das janelas: basta combinar a moldura com a cor dominante.

As cores predominantes como cinza-claro, off-white ou verde-claro são perfeitas para essa técnica. Escolher essa cor para a moldura da janela fará com que ela se mescle ao resto da pintura externa, evitando que se torne um detalhe dominante no projeto.

As janelas certamente não desaparecem do resto do projeto com essa escolha de cor. Ao invés disso, os detalhes do vidro (como cor, telas de segurança, padrões desenhados ou mesmo a cor das cortinas internas) se tornam mais notáveis. Essa técnica é uma excelente escolha para casas de época com detalhes decorativos nos vidros das janelas.

Loading...

Contraste com as tintas externas

Identificar a cor dominante da pintura externa e escolher uma contrastante para as molduras externas destaca as janelas da rua e cria um visual mais impactante. Os resultados variam dependendo das combinações de cor.

As molduras de cores mais claras que as paredes tendem a se mover ao encontro do observador. Algumas combinações para esse efeito incluem: molduras em cinza-claro com paredes em marrom-escuro, molduras antigas em creme-claro e paredes num tom verde-escuro, ou molduras em branco-gelo e paredes em marrom.

Uma moldura mais escura do que a cor predominante parecerá recuar-se levemente no perfil externo. Um exemplo clássico disso seria uma moldura cinza num tom médio combinada com paredes em creme-claro.

Ambas as técnicas, que aparentemente se movem para frente ou recuam, trazem profundidade visual à fachada da casa.

Combine com os detalhes

Os proprietários que usam uma cor de destaque numa porta de entrada aumentam ainda mais esse efeito chamativo ao pintar uma moldura de janela na mesma cor. Essa técnica traz atenção à superfície da casa como um todo, e não apenas à entrada, criando uma fachada mais acolhedora e receptiva.

Escolhas certeiras seriam: moldura e destaque na cor azul-marinho com paredes em cinza-claro azulado, moldura e destaque em marrom-avermelhado com paredes em creme-claro puxando para o marrom, ou moldura e destaque em verde-musgo e paredes em off-white ou bege-claro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...