×
Loading ...

Ideias de correspondência biunívoca para a pré-escola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na pré-escola, as crianças começam a aprender habilidades acadêmicas básicas que vão precisar através de sua carreira acadêmica, assim como na vida em geral, e uma dessas habilidades básicas inclui a correspondência biunívoca. A habilidade de combinar números à quantidade que eles representam é necessária para instruções matemáticas, assim como para tarefas do dia-a-dia. Use atividades envolventes que tornam o conceito concreto para ensinar essa habilidade.

Use grampos como ferramenta para ensinar a correspondência biunívoca (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Carimbando números

No papel, escreva números de 1 a 5. Embaixo de cada número, desenhe a quantidade de pontos equivalente ao número; por exemplo, desenhe 5 pontos abaixo do número 5. Revise e conte os números com as crianças. Forneça aos estudantes carimbos e potes de tinta e instrua eles a carimbar cada ponto embaixo do número. Enquanto eles colocam os carimbos, encoraje-os a contar em voz alta cada um que colocarem no papel, o que os ajuda a formar uma conexão de quanto cada número representa.

Loading...

Números com prendedores de roupa

Use canetas para desenhar números de 1 a 5 no meio de pratos individuais de papel. Em volta do perímetro de cada prato, desenhe a quantidade de pontos que correspondem ao número escrito no meio dele. Por exemplo, no prato marcado com o número 4, desenhe quatro pontos em volta do perímetro. Coloque os pratos em uma superfície lisa em ordem sequencial e conte-os. Dê às crianças prendedores de roupa e pela a elas que coloquem um prendedor sobre o ponto de cada prato. Enquanto colocam os prendedores nos pontos, peça para contarem em voz alta. Por exemplo, no prato marcado com o número 2, a criança deve colocar um prendedor em cada ponto e contar "1, 2" enquanto faz isso.

Números na melancia

Use fotos de melancias para reforçar a correspondência biunívoca. Desenhe cinco fatias de melancia em um papel e no meio da melancia escreva um número de 1 a 5. Incentive as crianças a contar os números e então dê a elas canetas pretas. Instrua as crianças a desenhar a quantidade de pontos pretos (sementes) em cada pedaço de melancia que corresponda ao número escrito na fatia. Por exemplo, se uma fatia tem um número 3 marcado nela, as crianças devem desenhar três pontos pretos, ou sementes. Peça que contem cada semente enquanto desenham.

Bater palmas com números

Essa atividade desenvolve as habilidades de escuta, assim como a correspondência biunívoca. Instrua seus estudantes a ouvir com atenção enquanto você bate palmas e peça que contem cada palma em voz alta. Por exemplo, se você bater 4 vezes, as crianças devem contar em voz alta "1, 2, 3, 4". Depois de terminar, convide as crianças a baterem palma na mesma quantidade que você bate, contanto em voz alta a cada palma que fizerem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...