×
Loading ...

Ideias para cortinas de serapilheira

Atualizado em 18 julho, 2017

Conhecido primariamente como material para ensacamento, a serapilheira agora tem um lugar no interior de casas estilosas. Tradicionalmente feita de estopa ou fibras vegetais, a serapilheira texturizada adiciona um toque rústico aos estilos de decoração que vão do formal ao industrial. A grande variedade de tecidos — dos tecidos de ensacar de malha larga aos semelhantes a linho mais justos — fazem da serapilheira adequada para vários estilos e tipos de tratamentos para janelas.

Desfie as extremidades dos panos de serapilheira para criar uma franja (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Cortinas e tapeçarias

As cortinas e tapeçarias normalmente exigem inúmeros metros de tecido, o que faz da serapilheira a escolha ideal e barata. Para interiores contemporâneos e industriais, instale ilhós na parte superior dos painéis de cortina de serapilheira com forro. Pendure-os colocando os ilhós em uma haste de cortina feita de cobre, aço ou ferro preto.

Uma cortina simples de haste combina com uma decoração casual, de fazenda ou de cabana. Para uma mudança, desfie a parte superior e inferior de cada painel para criar uma franja de serapilheira. Dobre a parte superior para frente quando você costurar o ilhós, o que criará uma linha de franjas abaixo da haste da cortina. Use a franja de baixo no lugar de uma bainha tradicional. Abra as cortinas durante o dia com braçadeiras para cortinas feitas de pedaços de corda ou ráfia.

Deixe a serapilheira formal usando-a para fazer cortinas com forro com o topo plissado. Decore-as ainda mais adicionando uma tira plissada de 2 cm à borda de cada painel. Anexe uma argola dourada fina ao topo de cada dobra, e então deslise as argolas em uma haste fina dourada.

Loading...

Sanefas

Faça uma sanefa simples e reta para ambientes casuais, boêmios e rústicos fazendo uma bainha em um retângulo de serapilheira no topo e nos dois lados. Faça uma franja na parte inferior da sanefa desfiando 5 ou 8 cm do tecido, e então dê um nó na parte superior da franja, em seções de 20 centímetros. Pendure a sanefa em uma haste, colocando argolas na parte superior ou colocando argolas com clipes.

Para um tema impecável apropriado para decorar estilos que vão do tradicional ao contemporâneo, faça uma sanefa de serapilheira com pregas reversas. Faça a sanefa forrada ou sem forro, como preferir. Grampeie a sanefa em uma placa de montagem e instale-a com colchetes em L.

Persiana

A serapilheira também é ótima como uma persiana personalizada, seja com forro para privacidade ou sem forro para filtrar suavemente a luz. A persiana romana de rolo fica bem em qualquer lugar, menos em interiores decorados com babados. Decore-a com faixas verticais estofadas para adicionar um toque extra. Se preferir um elemento surpresa para decorações românticas, use serapilheira sem forro de malha aberta para fazer persianas onduladas e balonê.

Para janelas pequenas, tente usar serapilheira estampada como tecido de metragem. Faça as persianas em pequenos rolos ou borboletas com pregas laterais. Quando abaixadas ou levantadas até a metade, ambos os estilos permitirão que as estampas na serapilheira apareçam.

Cornijas e lambrequins

Para uma aplicação de serapilheira na janela que seja destacada e sofisticada, use cornijas acolchoadas ou lambrequins para estofar. Lambrequins são as cornijas com pernas que cobrem as laterais da janela. Você pode escolher um estilo curvado ou reto, qual combinar melhor com sua decoração.

Depois de estofar sua cornija ou lambrequim com serapilheira, faça o acabamento com tachas para destacar a forma. Faça os acabamentos com tacha que complementam a serapilheira como prateado, cobre antigo, bronze e preto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...