Ideias para criação de livros artesanais

Escrito por daisy peasblossom fernchild Google | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para criação de livros artesanais
Livros antigos são um estudo de contrastes (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

A construção de livros é uma tecnologia. Os livros consistem de páginas internas moles, capas protetoras frontais e traseiras e um dorso para fixar tudo. As partes podem ser unidas por grampos, costura ou cola. Um livro pode ser tão simples que até uma criança pode montar um, ou pode acabar sendo uma obra de arte complexa.

Outras pessoas estão lendo

Encadernação tipo canoa

Livros com ilustrações para crianças geralmente vêm em encadernação tipo canoa grampeada. Uma versão simples desse método pode ser feita utilizando folhas para impressão e papelão. Dobre as folhas de papel ao meio, alinhando os lados mais curtos. Marque bem cada dobra central. Recorte um retângulo de papelão, dobre-o ao meio e abra novamente. Abra as folhas dobradas e empilhe-as sobre o papelão. Use clipes de papel para segurar a pilha de folhas. Vire a face da pilha sobre o aparador de um grampeador longo, posicionando a ponta do mesmo sobre a dobra no papelão, e grampeando toda a pilha ao mesmo tempo.

Cadernos costurados à mão

Durante a década de 1920, na região central do Missouri, o dinheiro era escasso para muitas famílias, e por isso as pessoas aprendiam a improvisar. Uma dessas improvisações era montar cadernos costurados à mão e cheios de receitas anotadas como presentes para recém-casadas. Guardava-se o papel grosso de sacolas ou embrulhos e as páginas eram muitas vezes tiradas de cadernos Big Chief, que eram aproximadamente do tamanho de um bloco de anotações moderno. As folhas de anotação eram pautadas, feitas de polpa de madeira grosseiras. Cinco ou seis folhas eram dobradas ao meio, alinhando os lados mais curtos. Uma capa do mesmo tamanho de uma folha inteira era então cortada de uma sacola de papel pardo ou de um papel de embrulho grosso. A capa era dobrada e as páginas encaixadas dentro desta. A lombada era então costurada à mão utilizando um ponto cruzado de encadernação. Para fazer este ponto, passe uma linha ou fio grosseiro -- o tipo que vem em sacos grandes de comida para gatos -- em uma agulha afiada de cerzidura. Insira a agulha a partir da parte traseira do livro, na ponta superior. Puxe-a através das capas e páginas, deixando cerca de 10 cm de linha sobrando na capa traseira. A seguir, mova a ponta da agulha cerca de 7 cm para baixo a partir da saída da linha, e atravesse as capas e páginas novamente, agora em direção à contracapa. Dê uma volta na linha, e passe a agulha novamente pelo segundo furo. Continue costurando nesse sistema, alternando entre as partes frontais e traseiras do livro, até chegar na base da lombada. Enfie as sobras de linha das duas pontas sob os nós de acabamento e fixe-as com um pouco de cola. Essa técnica pode ser usada com materiais mais modernos, como papéis artísticos cor de creme, uma capa de cartolina e costura de croché. Esse método é bom para fazer livros de receita, álbuns de fotografia e cadernos de lembranças.

Blocos colados

Use um cortador de papel para aparar uma pilha de folhas, deixando-as uniformes. Faça uma capa de papelão do tamanho adequado para cobrir as partes da frente, de trás e a lombada. Dobre o papelão para criar as capas e o dorso. Passe cola flexível em uma das laterais da pilha de folhas e pressione a capa de papelão contra a cola.

Capas de madeira

Volumes mais grossos precisam de capas mais resistentes. Um belo álbum de fotografias ou livro de memórias pode ser feito utilizando um papel artesanal de qualidade e placas finas de masonita para as capas. Corte uma tira fina de masonita com o comprimento do livro e use uma dobradiça para fixá-la a uma placa maior e formar a capa frontal ou traseira. Fixe as capas e as páginas com uma braçadeira, para evitar que as folhas deslizem. Faça furos atraves das tiras estreitas e das folhas. Segure as capas e páginas passando um parafuso fino e fixando roscas do outro lado. As placas podem ser cobertas com tecido ou a madeira pode ser tingida ou pintada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível