Ideias criativas para apresentações orais

Escrito por crystal green | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias criativas para apresentações orais
Há vários métodos de apresentar informações de um jeito criativo (seminar image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

O medo de falar em público ainda é bastante comentado em muitos estudos acadêmicos e clínicos, pois é visto no mesmo patamar de outras fobias humanas comuns. O professor assistente da Texas Christian University, nos Estados Unidos, Dr. Paul L. Witt e alguns de seus colegas estudaram vários candidatos à falar em público de ambos os sexos. Eles encontraram reações como ansiedade, pânico e até sintomas gastrointestinais presentes nos candidatos como um resultado de ser medo ou desgosto de falar na frente de uma plateia. A chave para aprender, efetivamente, a se apresentar oralmente é a preparação adequada e o conhecimento do material. Colocando um pouco de criatividade, a informação pode ser transmitida mais calmamente e o medo pode ser reduzido em grande escala.

Outras pessoas estão lendo

Talk Show de Mentira

Desviar a atenção do falante à plateia em uma espécie de "talk show de mentira" é uma maneira diferente de se livrar dos nervos inciais. Os dados coletados podem ser preparados em formato perguntas e respostas, com o orador servindo de "apresentador" e a plateia como os participantes. A primeira rodada de perguntas pode ser explicada pelo apresentador para providenciar uma ideia geral dos tópicos.

Ideias criativas para apresentações orais
Um show de TV de faz de conta é um jeito divertido de fazer um segmento de perguntas e respostas (photographer taking photo in tv show/programme image by L. Shat from Fotolia.com)

Passeio

Para apresentações que precisam ser mostradas em uma sala de aula ou escritório fora do comum, como uma peça promocional para um centro de eventos, parque ou espaço de atividades, o falante pode se preparar a receber as perguntas em um passeio onde os detalhes podem ser apresentados pelo caminho. Esse sistema pode funcionar num caso onde, por exemplo, um diretor de um parque estadual está apresentando motivos para salvar o terreno natural para um grupo de construtores civis ou onde os visitantes de um distrito de arte do centro tentam convencer os conselheiros da cidade.

Paródia de Improviso ou Ópera Karaokê

Para o falante criativo com menos medo, alegrar os participantes com um método mais cômico pode ser um jeito de ganhar votos à favor e ter boa recepção de todos. Fazer um segmento de improvisação que adiciona humor e esperteza ao conteúdo é um ótimo jeito de capturar a atenção da plateia e os ajuda a se lembrarem do tópico em questão. Para os falantes mais talentosos, outra alternativa para o segmento de improviso é mostrar uma cantoria ao estilo karaokê do material, usando um formato de ópera durante a realização da produção. Esses estilos podem ser usados quando há um bom número de membros no grupo que precisam apresentar informações à uma plateia ou pode ser usado como intervalo em um formato de discurso mais tradicional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível