on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias criativas para ensinar trigonometria

Atualizado em 17 abril, 2017

A trigonometria é o estudo dos triângulos. Dependendo do currículo da escola, seu estudo começa antes ou depois da geometria. Isso significa que o nível de seus alunos pode ser incerto. Independentemente, há técnicas criativas para ensinar trigonometria para todos os níveis.

Sem criatividade, trigonometria pode ser um assunto difícil para os estudantes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Músicas e cantigas

A trigonometria é cheia de formulas e equações que os estudantes precisam memorizar. A memorização dessas equações não é uma tarefa fácil e nem divertida. Você pode tornar esse processo mais gostoso, oferecendo aos alunos músicas e cantigas que contenham a informação que eles precisam para memorizar. Se você tem alguma habilidade para compor canções, mude a letra de uma música popular para algo relacionado à trigonometria e cante-a para os alunos. Há exemplos de várias canções na internet. Um método ainda mais fácil é usar um cântico, que é basicamente algumas frases com ritmo.

Loading...

Mnemônia

Mnemônica é também muito útil em trigonometria para memorizar conceitos e relações mais abstratas. Por exemplo, “cosseno colado seno separado” é uma mnemônica comum em trigonometria, pois é fácil de falar e contém muita informação. Essa mnemônica permite que os alunos se lembrem facilmente como calcular o seno e o cosseno em um triângulo retângulo. Para mais informações sobre mnemônica veja a seção recursos.

Projetos

Uma maneira inovadora de ensinar trigonometria é misturar matemática com criatividade. Muitos educadores modernos começaram a dar projetos de longo prazo como uma forma de permitir que os alunos experimentem trigonometria pratica que leva ao aprendizado coeso durante o semestre. Ideias de projetos podem ser irrestritas, mas ao menos dê aos alunos diretrizes e dicas para os projetos. Alguns exemplos de projetos são pôsteres, retratando leis da trigonometria, escrever músicas sobre a matéria e criar apresentações sobre como certos empregos interessantes usam trigonometria.

Jogos

Os jogos podem ser tão cognitivamente complicados quanto outras formas de trabalho. Deixe os alunos ganharem experiências pessoais com trigonometria através de jogos competitivos na sala de aula. Um exemplo de jogo é a caça ao triângulo, onde os alunos exploram uma área da escola; procurando por triângulos. Os alunos devem descrever os triângulos em termos de suas características trigonométricas.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...