Mais
×

Ideias para dar as boas-vindas a um soldado que volta para casa

Atualizado em 18 março, 2017

Ao planejar uma festa para celebrar a volta de um ente querido que viajou servindo às Forças Armadas, tenha em mente a complexidade dos sentimentos envolvidos. Planeje um evento apenas depois de considerar a personalidade do soldado, assim como os possíveis sentimentos de alegria, preocupação e até de ressentimento que o soldado ou outras pessoas possam ter.

Militares que voltam para casa geralmente preferem uma pequena reunião em família como boas-vindas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Pequena festa

Quando um militar retorna para casa, geralmente está com muita vontade de ver sua família, mas também está cansado. Apesar de familiares e amigos também estarem ansiosos pela volta de seu ente querido, mantenha as festividades no menor nível possível no primeiro dia. Permita que os familiares mais próximos venham ao aeroporto, mas reserve a festa em casa apenas para você, seu marido ou esposa e seus filhos. Concentre-se no processo de adaptação que terão que passar para se sentirem como uma família novamente.

Cartazes de boas-vindas

Uma das partes mais esperadas durante as boas-vindas de um militar que está voltando para casa é a chegada no aeroporto. Familiares e amigos se reúnem, esperando que seu ente querido desça do avião e volte a se unir a eles. Várias pessoas criam faixas de boas-vindas para ajudar a pessoa a identificar sua família e amigos no meio da multidão. Uma faixa ou cartaz com um simples "Bem-vindo de volta!" basta. Entretanto, você também pode ser mais criativo, usando palavras como "Oba... Você voltou para casa!", "Nosso herói está em casa!", "Todos sobrevivemos ao período em que você ficou fora. Agora podemos ser uma família" e "Estamos tão orgulhosos de você!".

Celebração em casa

Quando o seu ente querido já estiver em casa, poderá fazer uma pequena festa apenas para sua família. Prepare seu jantar favorito para servir na noite de retorno. Peça para as crianças fazerem cartazes com os dizeres "Bem-vindo de volta" para decorar a casa. Pendure uma faixa na frente da casa ou deixe as crianças desenharem na calçada com giz. Mantenha a moderação, para o caso de seu ente querido estar cansado e não estiver com humor para uma grande festa. Guarde as grandes celebrações para mais tarde.

Presentes

Pode ser tentador cobrir seu ente querido com presentes no retorno dele. Entretanto, é mais importante manter as coisas dentro do orçamento para evitar introduzir mais estresse em sua vida. Prefira fazer um presente caseiro, comprar suas flores favoritas ou levar a pessoa para jantar em seu restaurante predileto. Deixe seus filhos criarem algo para seu pai ou mãe. Se realmente quiser comprar um presente, escolha algo sensível e útil. Durante sua ausência, seu ente querido provavelmente só teve acesso constante a itens básicos. Quase qualquer coisa será uma mudança muito bem-vinda.

Tempo em família

A parte mais importante das boas-vindas é trabalhar para que todos se comportem como uma família novamente. Para ajudar a facilitar esse senso de união e normalidade, planeje atividades juntos. Entretanto, é importante ser flexível, para que as atividades não cansem e sejam confortáveis. Por exemplo, planeje um piquenique em família alguns dias após o retorno de seu ente querido. Se ele estiver muito cansado, adie a data. Outras atividades familiares, como uma ida ao zoológico, uma noite de cinema ou para jogar, também são boas opções.

Conversas

Quando seu esposo ou esposa voltar para casa, especialmente após uma missão longa ou perigosa, é normal que o casal se sinta desconectado, ressentido ou desconfortável um com o outro. Durante a missão, cada um de vocês viveu sua própria vida e seguiu suas próprias rotinas. Não será fácil "deslizar" de volta para sua rotina antiga. O melhor é reservar tempo para se sentarem juntos e conversar sobre isso. Deixe seu ente querido saber como você se sente e pergunte como ele se sente. Fale sobre o que cada um de vocês espera e foque no trabalho em conjunto. Entretanto, evite pressioná-lo, perguntando por detalhes da missão. Pode ser difícil falar sobre o assunto, mas ele falará quando se sentir pronto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article